Turismo dispara venda de espumantes premium em AL

Agendaa 2 de janeiro de 2014

Seja pelo aumento no valor das passagens, seja pela consolidação de Alagoas como destino de Réveillon, o fato é que os setores hoteleiro e de bares e restaurantes detectaram uma mudança no perfil de consumo dos turistas que desembarcaram esse ano no Estado.

“Vários clientes de outros Estados que chegam ao Lopana contam que trocaram outros pontos como Jurerê Internacional, em Florianópolis, para passar o final do ano em Maceió”, diz Eduardo Salles, proprietário da barraca da praia. “Apesar de percebermos essa tendência desde o ano passado, notamos que nessa temporada essa mudança no perfil foi ainda mais forte”.

Na prática, essa mudança tem impacto direto no aumento das vendas de itens de consumo sofisticados como, por exemplo, o mercado de espumantes. De acordo com Eduardo Salles, nos últimos dois anos a venda da bebida cresceu 300% nesse mesmo período, chegando a representar, nessa passagem de ano, cerca de 30% de todo o faturamento da casa.

Essa mudança de perfil de  consumo de alguns itens no réveillon também foi detectada em alguns estabelecimentos de varejo na capital. De acordo com o gestor comercial do Palato, Charles Rozenbaum, houve um claro salto no padrão de consumo de rótulos de bebidas nesse final de ano. “A elevação na venda de espumantes, por exemplo, não se deu apenas no volume, que superou os 25%, como na procura por garrafas de valor maior”, diz o gestor. De acordo com ele, houve tanto uma mudança no perfil de consumo do público local como também dos turistas que visitaram as lojas. “Turistas de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e outras capitais que chegaram em nossas unidades nesse período dão preferência a rótulos numa faixa de valor superior” diz Rozenbaum. “Essa mudança no turismo somada a um aumento de exigência do público local exigiu uma reposição com urgência de marcas de espumantes franceses da região de Champanhe ”.


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