Alagoas teve maior crescimento de varejo do país em outubro, diz IBGE

Agendaa 12 de dezembro de 2013

Na manhã dessa quinta-feira (12 de outubro), o IBGE divulgou dados sobre o comportamento do varejo do país que apontam Alagoas como o Estado de maior crescimento no mês de outubro no varejo ampliado. O índice inclui as atividades de material de construção e de veículos, em relação ao mesmo período de 2012.

Segundo o instituto, a variação de Alagoas foi de 12% – seguido por Rio Grande do Norte, com 10,1%, Maranhão, 10,1%, Paraíba 9,0% e Paraná, também com 9,0% de crescimento. A média de crescimento em todo o país foi de 5,3% em relação ao mesmo período de 2012. No varejo restrito, o crescimento em Alagoas também foi alto, atingindo um crescimento de 10,4%.

O que explicaria essa variação?

Se você imaginou que esse número refere-se a fenômenos como o recente desembarque de shoppings, por exemplo, errou na aposta. Segundo o economista do IBGE Reinaldo Pereira Lima, que falou por telefone com a Agenda A, um dos pesos maiores no resultado da pesquisa em todo o Brasil e em Alagoas está relacionado à alimentação básica. Ou seja: foi o consumo de itens essenciais, também impulsionado pelos programas de renda mínima do Governo Federal, que obtiveram o maior peso na pesquisa.
Além disso, como a mostra estatística do varejo em Alagoas reúne apenas alguns estabelecimentos, variações pontuais podem ter efeito potencial sobre o valor total.

_galeria_aqui_