Alagoas aproveitará a chance para sair do “eterno vermelho”? Veja entrevista com George Santoro

Agendaa 10 de maio de 2016

Nos próximos meses, Alagoas viverá momentos decisivos.

Pela primeira vez, desde a assinatura do contrato com o Governo Federal no final dos anos 1990 de uma dívida impagável que saltou de R$2 bilhões para mais de R$ 8 bilhões, o Estado provavelmente terá este ano uma nova chance de renegociá-la em melhores condições para deixar de viver como um pai de família que trabalha apenas para pagar juros e salário dos empregados.

Com a crise generalizada da dívida de muitos Estados com a União – como o Rio de Janeiro, onde os salários dos servidores já estão atrasados -, quem quer que esteja à frente da presidência nos próximos meses será obrigado a rever a forma de pagamento – o que vai abrir uma janela para Alagoas contar com algum recurso próprio para investir em estradas, hospitais, enfim, fazer algo além de pagar a folha e os juros.

Para isso, contudo, o Governo terá que resistir à pressão de gastos e de reajuste de diversas categorias. Será que vai conseguir?

Em entrevista ao AGENDA A Ideias desta semana, o secretário da Fazenda, George Santoro, falou ao jornalista Rodrigo Cavalcante sobre as recentes medidas do Supremo para aliviar as contas do Estado e disse que o Governo e a sociedade devem, sim, enfrentar todas as pressões para aproveitar a chance de tirar o Estado da situação de um pai de família que não consegue sair do vermelho.

Veja abaixo os 3 blocos da entrevista:

Bloco 01

Bloco 02

Bloco 03

_galeria_aqui_