“Elogiado até por adversários”: secretário de AL é destaque no maior jornal de economia do país

Agendaa 1 de agosto de 2017

Enquanto o Rio de Janeiro continua gerando manchetes diárias pelo caos nas finanças públicas e atraso de pagamento dos funcionários, um carioca que se mudou para Alagoas para assumir a secretaria da Fazenda a pedido do então ministro Joaquim Levy ganha cada vez mais destaque nacional por ter blindado temporariamente as finanças públicas do Estado que sempre viveu à beira da irresponsabilidade fiscal.

Nesta segunda-feira, George Santoro foi tema de uma reportagem no maior jornal de economia do país, Valor Econômico, por seu trabalho à frente da pasta da Fazenda no Estado.

“Considerado a estrela do governo Renan Filho, elogiado até pelos adversários dos Calheiros, o carioca George Santoro é um discípulo de Joaquim Levy. A pedido do governador, foi indicado pelo então ministro da Fazenda para comandar as finanças do Estado e impôs um ajuste, como ele próprio diz, ‘brutal’”, diz o abre da matéria do repórter Vandson Lima.

Na reportagem, Santoro diz que o ajuste só foi possível graças ao apoio do governador Renan Filho, também economista por formação, “que sempre me bancou” –  enquanto o mentor Joaquim Levy caiu após 11 meses no cargo. O jornal também destaca a busca do secretário para que o Estado seja ranqueado por uma agência de mercado independente. “Agora, Santoro quer dar o passo mais ousado: contratar a Standard & Poors para que seja feito o rating de Alagoas”.

Além de trazer um resumo das ações do secretário à frente da pasta para aumentar a arrecadação do Estado, a reportagem insinua como Santoro deve ser um trunfo na disputa política do ano que vem ao revelar o contraste da gestão financeira do Estado em comparação com o da Prefeitura de Maceió.

Assinantes do Valor Econômico podem ler reportagem completa aqui.   

_galeria_aqui_