Itaú estima que PIB de Alagoas cresceu mais que o do Brasil em 2017; veja posição no NE

Publicado em 20 de Março de 2018

Enquanto a Secretaria de Planejamento de Alagoas não divulga a estimativa do governo do PIB de Alagoas em 2017, instituições financeiras privadas como Itaú divulgaram, neste mês, uma previsão para o desempenho do PIB dos Estados brasileiros.

De acordo com o Índice Itaú de Atividade dos Estados, a economia alagoana cresceu 1,6% em 2017, acima do PIB estimado para o país, de apenas 1% - e pouco abaixo da média do Nordeste, de 1,7%.

A média do crescimento da região Nordeste ano passado, contudo, foi alavancada pelo crescimento fora da curva do Estado Maranhão, com estimativa de crescimento de 9,7%, impulsionado pela expansão do setor agropecuário e da mineração. O mesmo setor também fez com que o Piauí se destacasse com crescimento de 4,6%, assim como Pernambuco, com 3,1%  – apesar de a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco apontar que o crescimento do Estado vizinho foi de 2%.

Com 1,6% de crescimento estimado pelo Itaú, o avanço da economia de Alagoas  no período teria ficado acima da do crescimento do Ceará (1,3%), Bahia (0,3%), Rio Grande do Norte (-0,8%), Paraíba (-2%) e Sergipe (- 3,1%). De acordo com o Itaú, contudo, a economia de Alagoas desacelerou no último trimestre de 2017 e teve uma queda de 1,9% em relação ao mesmo trimestre de 2016.

Resta saber agora o quanto a estimativa que será divulgada em breve pelo Governo de Alagoas estará próxima ou distante (acima ou abaixo) da taxa estimada pelo Itaú.    



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved