De Alagoas à Croácia: Estado é o maior exportador brasileiro ao país finalista na Copa

Agendaa 12 de julho de 2018

Os alagoanos que vão torcer para a Croácia contra a França neste domingo, na final da Copa do Mundo da Rússia, talvez não saibam – mas, ao menos na economia, a relação entre Alagoas e o país dos Balcãs é bem mais forte e próxima do que muitos imaginam.

Segundo dados repassados a AGENDA A pela Secretaria do Comércio Exterior, em Brasília, Alagoas é o Estado da Federação em primeiro lugar no ranking de exportações, em dólares, para a República da Croácia.

Somente entre janeiro e junho deste ano, Alagoas exportou mais de oito milhões e quatrocentos mil dólares ao país – a maioria de açúcar in natura. Os valores da exportação alagoana à Croácia ficaram bem acima do Pará, segundo Estado com mais exportação ao país (pouco mais de 5,4 milhões de dólares), e Santa Catarina, que exportou no mesmo período pouco mais de 4,2 milhões de dólares.

Pouco antes da Copa passada, no Brasil, os valores de exportação de açúcar de Alagoas ao país eram bem maiores. Somente em 2012, por exemplo, o valor das exportações da Coopertrading Exportação e Importação de Alagoas alcançou cerca de US$ 50 milhões.

Ainda que não consiga derrotar a poderosa seleção francesa, o fato é que, somente por terem chegado à final, os croatas já conquistaram, com açúcar e com afeto, a simpatia de muitos alagoanos.