Maior jornal de economia do país destaca peso da melhoria fiscal de AL na reeleição de Renan Filho

Agendaa 25 de outubro de 2018

Até que ponto a situação fiscal dos Estados influenciou na eleição dos governadores, inclusive na reeleição de Renan Filho em Alagoas ainda no primeiro turno?

Esse foi o tema da manchete de capa desta quinta do Valor Econômico, maior jornal de Economia do país, que destacou Alagoas como um dos exemplos de como a melhoria nas finanças teria sido decisiva para a reeleição do governador.

Na reportagem da jornalista Marta Watanabe, com o título “Situação Fiscal do Estado `orienta´ escolha do eleitor”, até o ex-governador de São Paulo e candidato derrotado à presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmim, comparou a melhoria das finanças em Alagoas e a deterioração das contas em Minas Gerais como dois exemplos contrastantes sobre a eleição.

“Entre os Estados onde pode se ver relação clara entre o resultado das urnas e o quadro fiscal, sustenta Alckmin, estão Minas Gerais e Alagoas”, diz a reportagem. “No primeiro, a despesa de pessoal avançou e a situação financeira tem provocado o atraso de pagamentos a servidores e fornecedores. O governador candidato à reeleição, Fernando Pimentel (PT), perdeu já no primeiro turno. Em Alagoas, houve melhora no indicador e o governador Renan Filho (MDB) venceu no primeiro turno”.

Assinantes do Valor podem ler reportagem completa aqui.