Por que a confirmação de Levy no BNDES é uma boa notícia para Alagoas

Agendaa 14 de novembro de 2018

Confirmado esta semana como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no Governo Jair Bolsonaro, o engenheiro naval carioca com doutorado em economia Joaquim Levy foi um dos responsáveis, ainda que indiretamente, pela mudança na política fiscal do Estado desde o final de 2014.

Em dezembro daquele ano, na véspera de assumir o Ministério da Fazenda no governo Dilma, Levy foi convocado pelo senador Renan Calheiros a indicar um nome para assumir a Secretaria Estadual da Fazenda de Alagoas no governo Renan Filho.

Levy ligou então para seu ex-assessor do período que em foi secretário da Fazenda do Rio, George Santoro, incumbindo-o da missão de ajudar a equilibrar as contas do Estado.

Santoro não apenas cumpriu a missão, como continua à frente da Fazenda do Estado que, agora, contará com um aliado à frente do BNDES.

Para um Estado que depende do banco para alguns dos seus principais projetos de investimento, como o programa de concessão de saneamento básico, em parceria com a iniciativa privada, a confirmação do nome de Levy não deixa de ser uma ótima notícia para Alagoas.

A não ser, claro, que Levy tenha em mente convocar Santoro para uma nova missão, dessa vez em Brasília.