Alagoas ganha destaque nos maiores jornais do país por melhora nas contas públicas

Agendaa 28 de fevereiro de 2020

Numa mesma semana, a redução do endividamento e melhoria fiscal de Alagoas foram destaque em duas reportagens nos maiores jornais do país.

Nesta sexta (28), o jornal Valor Econômico destacou como a redução na taxa de juros e receitas extras (como distribuição de recursos da cessão onerosa) têm ajudado a diminuir o endividamento dos Estados, como Alagoas, cuja relação entre a chamada Dívida Consolidada Líquida (DCL) e Receita Corrente Líquida caiu de 85,6% para 74,82% entre 2018 e 2019 (enquanto em 2015, essa relação era de mais de 160%). 

Segunda-feira passada, foi a vez do jornal carioca O Globo dar destaque ao Estado com a matéria “Virada do Nordeste: estados controlam contas públicas, investem mais e avançam no social”, em que Alagoas apareceu como o segundo Estado da região com maior taxa de investimento na região proporcionalmente à sua receita (8,5%), atrás apenas do Ceará, com 8,8%.   

“Em geral, os estados do Nordeste estão indo melhor que os do centro-sul e do Sudeste em particular (nas contas públicas)”, disse na matéria o coordenador de Políticas Macroeconômicas do Ipea, o de Claudio Hamilton Santos. “Bahia, Ceará e Alagoas são mais bem geridos. Como dependem mais da dinâmica agrícola, foram menos afetados pela recessão (em comparação com estados industrializados), e a arrecadação sofreu menos”,explicou o pesquisador.

Assinantes do Globo podem ler matéria completa aqui e do Valor Econômico aqui.