Natura em Alagoas? Governo e gigante de cosméticos negociam implantação de megacentro no Estado

Agendaa 2 de março de 2020

Oficialmente, nem Governo de Alagoas, nem Natura, confirmam a informação.

Mas, de acordo com fontes do mercado ouvidas por AGENDA A em Alagoas e São Paulo, a empresa brasileira que se tornou uma potência mundial de cosméticos (incorporando ano passado a marca Avon) se prepara para anunciar, em coordenação com o governo local, seus planos de instalação de um megacentro de logística da empresa no Estado.

A instalação do centro de logística seguiria os planos de aceleração do crescimento da Natura na região Nordeste, e o Estado de Alagoas teria sido escolhido essencialmente por duas razões: o programa de incentivos fiscais (Prodesin) e a localização estratégica entre os maiores Estados da região, como Bahia e Pernambuco.

O anúncio, contudo, estaria sendo mantido em sigilo pelo governo do Estado, que pretende agendar uma data mais à frente para confirmar o empreendimento, e pela própria Natura, que evita antecipar seu plano de investimento para não sofrer pressões de Estados vizinhos que já possuem centros de distribuição, como o de Pernambuco, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. E um dos destinos mais prováveis para a instalação do centro de logística em Alagoas seria a cidade de Murici que, além de terra natal dos Calheiros, é cercada por uma reserva de Mata Atlântica.

Em contato com AGENDA A na noite desta segunda-feira (2), a assessoria de imprensa da Natura disse apenas “que não vai comentar esse assunto neste momento”. 

Desde 2010, a Natura tem investido na expansão de seus centros de distribuição fora de São Paulo para diminuir o tempo de entrega de pedidos para as casas de suas consultoras (estimadas hoje em mais 1 milhão) que moram em regiões mais distantes da sede da empresa em São Paulo. Não à toa, nos últimos 10 anos, a empresa tem aberto grandes centros de logística em outros Estados, como Rio Grande do Sul, seguindo um modelo de logística descentralizada – que permita à empresa realizar em até 48 horas a maioria das entregas no país.