UFAL cai 5 posições em ranking das melhores universidades do país; veja as primeiras do NE

Agendaa 14 de setembro de 2015

Quais são as melhores universidades do Nordeste e qual a posição delas comparada a de outras universidades brasileiras?

De acordo com a edição 2015 do  Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (14), a UFAL caiu cinco posições entre as melhores instituições do país (da 38ª para 43ª) e ficou na penúltima posição entre 10 melhores universidades federais do Nordeste, à frente apenas da Universidade Federal do Maranhão (veja lista abaixo).

No ranking que lista as 192 melhores universidades do país, a primeira do Nordeste a aparecer na lista é a Universidade Federal de Pernambuco, apontada como a 10ª melhor universidade do país, seguida pela Universidade Federal do Ceará (em 11ª posição), Universidade Federal da Bahia (em 15ª), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (25º), Universidade Federal da Paraíba (28ª), Universidade Federal de Sergipe (35º), Universidade Federal de Campina Grande (38º), Universidade Federal do Piauí (39º) – e, só então, a Universidade Federal de Alagoas, em 43º lugar, à frente da UFMA, em 57ª posição no país.   

Após a UFAL, a segunda instituição do Estado a aparecer na lista é  Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde), em 179ª posição nacional, e a Uneal (Universidade Estadual de Alagoas), em 189ª colocação.

Mais uma vez, nenhuma instituição privada de Alagoas figurou entre as 192 melhores universidades brasileiras no ranking que leva em conta cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. O número de publicações científicas, pedidos de patentes, nota no Enade, as opiniões de 726 professores avaliadores do MEC sobre os cursos e de 2.222 profissionais de recursos humanos do mercado são alguns dos quesitos levados em consideração para a elaboração do ranking.

A melhor universidade do Brasil continua sendo, de acordo com o Ranking da Folha (veja aqui), a USP (Universidade de São Paulo), seguida da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Confira abaixo as 10 universidades do Nordeste melhores avaliadas no ranking:

10º UFPE (Universidade Federal do Pernambuco)

11º UFCE (Universidade Federal do Ceará)

15º UFBA (Universidade Federal da Bahia)

25º UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

28º UFPB (Universidade Federal da Paraíba)

35º UFS (Universidade Federal do Sergipe)

38º UFCG (Universidade Federal de Campina Grande)

39º UFPI (Universidade Federal do Piauí)

43º UFAL (Universidade Federal de Alagoas)

57º UFMA (Universidade Federal do Maranhão)

_galeria_aqui_