Dois cursos de Arquitetura são “aprovados” e um “reprovado” pelo MEC em Alagoas; veja quais

Agendaa 28 de dezembro de 2015

Apesar de Alagoas já contar com mais de cinco cursos de Arquitetura e Urbanismo (Ufal Maceió, Ufal Arapiraca, Cesmac, Unit, FAT e um novo anunciado para 2016 pela Maurício de Nassau), apenas as três primeiras, que já formaram turmas, foram avaliadas pelo MEC no chamado Conceito Preliminar de Curso, CPC – que pontua o curso em uma escala de 1 a 5 calculado no ano seguinte ao da realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de cada área, com base na avaliação dos estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e “demais insumos”.

De acordo com o MEC, o melhor curso de Arquitetura e Urbanismo do Estado continua sendo o da UFAL Maceió, com CPC 3 (considerado satisfatório) e 2,512 de pontuação no CPC Contínuo. O curso de Arquitetura e Urbanismo na Ufal em Arapiraca também ficou na faixa 3 com pontuação no CPC contínuo de 2,267.

O único curso de Arquitetura no Estado considerado insatisfatório pelo MEC foi o do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) na faixa 2 com CPC contínuo 1,936.

De acordo com o MEC, os cursos considerados insatisfatórios podem ser impedidos de aumentar o número de vagas, firmar novos contratos para Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou utilizar o curso como referencial para adesão ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  

_galeria_aqui_