O que a 1ª edição do TEDx em AL revela sobre a nova geração de empreendedores no Estado?

Agendaa 5 de dezembro de 2016

Sim, Alagoas é um Estado difícil para empreender.

Mas seja realista: quem disse que sua ideia ou empresa faria sucesso caso você empreendesse em outro Estado, como São Paulo, ou mesmo no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos? 

Realizada na tarde do último sábado (3) no Centro Cultural Arte Pajuçara, a primeira edição do TEDx em Maceió (versão local da série de conferências mais pop — e vista no Youtube – do mundo) passou no teste como palco de disseminação de ideias que instigaram a plateia na contramão do discurso fatalista de que “é quase impossível fazer a diferença em Alagoas”.

Nesse tom, uma das palestras mais provocantes foi a do alagoano Paulo Tenório, da Trakto (plataforma de marketing digital). Com experiências empreendedoras em Califórnia, São Paulo e Maceió, Paulo desconstruiu mitos em torno das facilidades de empreender fora do Estado e instigou a plateia local a parar de reclamar e fazer mais – lembrando que, em vez de apenas buscar inspiração em histórias de sucesso empresarial, o que realmente faz diferença em uma empresa “é ligar para o cliente e entender suas necessidades”. Ou seja: teoria só serve para ancorar a prática e as novas tecnologias vão atropelar seu discurso caso você não encontre uma forma eficiente de gerar valor para seu cliente.

Outra conferência que provou que boas ideias e produtos criados em Alagoas podem, sim, ganhar o mundo, foi a de Carlos Wanderlan, sócio da Hand Talk, aplicativo que conquistou projeção internacional ao realizar tradução digital e automática para a Língua de Sinais utilizada pela comunidade surda. Ao narrar a trajetória da startup, Wanderlan destacou a importância de eventos, investidores, empresas apoiadoras (como o Google, que convidou o aplicativo para um programa em sua sede) que tornaram não apenas o aplicativo conhecido internacionalmente, como a própria comunidade de empreendedores de tecnologia no Estado, conhecida como Sururu Valley, conhecida fora de Alagoas.

Além de Tenório e Wanderlan, outras palestras de destaque foram a do professor de Física Ivys Urquiza, cujo canal de aulas “Física Total” se tornou um dos mais vistos da disciplina no Youtube, e a do ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Estado Eduardo Setton, que contou como fez a transição do papel de pesquisador para o de gestor público focado em “negócios sociais”.

Entre os chamados empreendedores sociais no Estado, o TEDx Pajuçara contou com as conferências de José Roberto Fonseca, criador do Instituto Eco Engenho (nacionalmente conhecido por programas como o da valorização da Pimenta Rosa no Sul do Estado), o mochileiro pela educação Tiago Silva, que percorreu 40 cidades brasileiras levando a mensagem de que a Educação salva vidas, o arquiteto e urbanista Daniel Moura, um dos pioneiros no fomento do uso da bicicleta como meio de transporte em Maceió, a estudante Lara Almeida, vencedora do prêmio Líder Estudantil do Ano Nufarm à frente de projetos sociais com recicladores de lixo em Maceió, além dos palestrantes convidados de outros Estados como Mariana Camardelli (fundadora da Altos Eventos, empresas de design de eventos e experiências), Paula Quintão empreendedora, escritora e criadora do site Coragem para Empreender) e Gustavo Rocha, voluntário do projeto de tradução das palestras do TED. Entre uma e outra conferência, o evento contou com o humor do comediante alagoano Ed Gama – conhecido nacionalmente após ter um quadro no programa Domingão de Faustão, da Globo.    

“Após a realização do primeiro evento que teve como principal missão tornar o TED mais conhecido em Alagoas, estamos nos preparando para conseguirmos fazer uma segunda edição do evento ano que vem”, diz Thaisa Ferreira, professora e organizadora do evento em Maceió. “Até lá, já conseguimos licença para realizar em abril de 2017 a transmissão em Maceió em tempo real do TED Fest, um dos maiores eventos da marca que será realizado em Nova York com transmissão ao vivo pela primeira vez em Maceió”.

Veja na galeria abaixo mais fotos do evento.

_galeria_aqui_