Com SBPC e presença de ministro, Ufal vira centro nacional de debate sobre Ciência e Tecnologia

Agendaa 24 de julho de 2018

Desde domingo à noite, Alagoas se tornou o centro nacional das discussões sobre as políticas nacionais voltadas para a Ciência e Tecnologia.

Após a abertura, no teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções, do 70º Encontro Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (com discursos e manifestações de protestos contra o corte de verbas na área pelo Governo Federal), a semana iniciou nesta segunda, na Ufal, com milhares de pesquisadores, estudantes e autoridades para o maior evento científico do país.

Apesar de não ter vindo à abertura no domingo à noite, o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, esteve na Ufal nesta segunda onde visitou estandes de entidades nacionais e locais, como o da Ufal e da Fapeal, e participou em seguida de uma reunião com a direção da SBPC.

Diante de protestos de várias entidades contra o corte de verbas federais para a Ciência e Tecnologia, Kassab contemporizou e disse que as reivindicações dos pesquisadores e servidores “ajudam a dar visibilidade ao setor”. “Falta apoio político, falta convicção, falta melhor relação com a sociedade para nos ajudar a mostrar às autoridades da nossa economia que elas têm uma visão errada do que a ciência brasileira pode trazer para a recuperação da economia”. 

Antes de embarcar, Kassab ouviu ainda as críticas e um apelo contra o “desmonte da ciência no Brasil” pelo físico e ex-presidente da SBPC, Sérgio Mascarenhas, e recebeu da reitora da Ufal, Valéria Cardoso, documento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sobre as propostas da entidade.

O debate gerou repercussão nacional e rendeu reportagens nesta terça em jornais como Folha de S.Paulo (veja aqui). Confira programação completa da semana aqui.