Revista Exame escolhe grupo alagoano como o mais sustentável do agronegócio no Brasil

Agendaa 10 de dezembro de 2018

Com sede em Alagoas, quatro usinas em operação em Minas Gerais e mais de 9 500 funcionários, o Grupo Coruripe, apesar de também enfrentar a crise do setor sucroalcooleiro, permanece como um dos últimos grandes produtores de açúcar e álcool do país nascidos no Estado.

No Guia Exame de Sustentabilidade 2018 (encartado na edição da Revista Exame que está nas bancas), o grupo alagoano foi escolhido como o mais engajado em projetos sustentáveis de todo o segmento do agronegócio no país.

O projeto de maior destaque do grupo na premiação foi o trabalho de reintrodução do pássaro bicudo, ameaçado de extinção, em parte dos mais de 17 mil hectares de reservas ambientais do grupo. Como a espécie (Sporophila maximiliani) é bastante valiosa no mercado legal e ilegal de animais silvestres, o bicudo foi praticamente erradicado e está classificado como “Criticamente Ameaçada” de acordo com o Ministério de Meio Ambiente, sendo que em Minas Gerais é considerado um pássaro provavelmente extinto na natureza.

Por meio de parcerias com pesquisadores como Luís Fábio Silveira, da Universidade de São Paulo, o grupo realizou o primeiro programa de reintrodução do Bicudo no estado de Minas Gerais em uma área-chave para sua conservação: na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Porto Cajueiro pertencente a Usina Coruripe, situada no município de Januária.