Pesquisadores da Ufal emplacam dois artigos em uma das mais importantes revistas científicas do mundo

Agendaa 14 de novembro de 2019

A revista britânica Nature, a mais citada e uma das mais respeitadas revistas científicas do mundo (que publicou, por exemplo, o primeiro artigo sobre a descoberta da estrutura do DNA, em 1953), acaba de selecionar dois artigos produzidos por pesquisadores da Ufal para sua edição “Scientific Reports”, periódico digital de temas multidisciplinares lançados pela publicação.

O primeiro artigo publicado no site da revista nesta terça (13) é de autoria de pesquisadores do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) da Ufal. Assinado pelos pesquisadores Cristopher Freitas, Andre Aquino, Heitor Ramos, Alejandro Frery e Osvaldo A. Rosso, o artigo tem como título original em inglês “A detailed characterization of complex networks using Information Theory” (em tradução livre, Uma caracterização detalhada de redes complexas usando a Teoria da Informação). Num tempo em que o estudo de modelos para descrição de redes complexas (inclusive as sociais) é cada vez mais importante, a contribuição do artigo é o de aliar modelos da teoria da informação e estatísticos para conseguirem uma melhor descrição do comportamento dessas redes (leia aqui).

Já o outro artigo selecionado que deve ser publicado nos próximos dias trata do impacto de variáveis climáticas e mudanças de estação na composição da própolis vermelha, produto natural desenvolvido em Alagoas a partir de abelhas que vivem nos mangues do Estado conhecido por suas propriedadesbactericidas e antioxidantes.

“Essa análise pode ajudar, inclusive, a garantir um melhor controle na padronização e consistência dos componentes responsáveis pelo alto valor da própolis vermelha em Alagoas”, diz o químico recentemente eleito futuro reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, um dos autores do artigo ao lado de docentes da Ufal de cursos de Farmácia, Química, Biologia e Odontologia.

Essa não é a primeira vez que pesquisadores da Ufal tiveram artigos publicados pela revista britânica, cuja seleção passa por um filtro de especialistas e revisores com renome internacional em cada disciplina. Em 2017, o professor no curso de Física do Campus Arapiraca,  Askery Canabarro teve um artigo sobre Mecânica Quântica publicado na Nature Scientific Reports em parceria com dois professores da Paraíba.