Alagoas, Quinta, 28 de Maio de 2020
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Novo estudo indica que, sem reforço de isolamento, colapso da saúde em Alagoas ocorre neste mês

Publicado em 01 de Maio de 2020

Você já deve ter percebido.

Os alagoanos que até pouco tempo faziam barulho contra as medidas de isolamento social andam calados, mansos, alguns até com tom de voz e fisionomia soturna como a do novo ministro da Saúde, Nelson Teich.   

Por mais alertas e estimativas baseadas em dados realizadas por pesquisadores sérios (muitas delas postadas aqui no AGENDA A), só com a recente escalada do número de infectados em Alagoas no início da semana muitos “realizaram” que a distância entre Maceió e Manaus é grande só no mapa.

Nesta sexta, estimativas apresentadas por 10 pesquisadores dos Institutos de Matemática, Física e Computação da Ufal no “Relatório Covid-19 número 3”, indicam que, se as medidas de isolamento não forem reforçadas em algumas cidades de Alagoas, o colapso do sistema de saúde do Estado deve ocorrer em algum dia entre 15 de maio e 5 de junho (com maior probabilidade, segundo o relatório, para o dia 26 de maio).

E isso já incluindo as novas dezenas de leitos previstos para ser entregues pelo Governo do Estado em meados do mês, como os do novo Hospital Metropolitano.

Por mais que os pesquisadores esclareçam que se trata de uma estimativa de um quadro dinâmico (que muda a cada dia), a recomendação do relatório é clara: “As medidas de mitigação (ou isolamento social) em que vivemos hoje no estado de Alagoas se mostram insuficientes para garantir o atendimento da população em leitos normais e de UTI a partir de meados do mês de Maio”.

Ou seja: se governo do Estado e prefeituras não reforçarem medidas isolamento social (ou do uso de tecnologias de identificação dos doentes e de pessoas que tiveram contato com os infectados), a realidade baterá à porta ainda este mês.

Sem buzinas, silenciosa como a morte.

O relatório completo pode ser lido no site do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da Ufal aqui.

por Rodrigo Cavalcante


 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved