Top 100: Ufal aparece pela primeira vez em ranking das melhores universidades da América Latina

Agendaa 8 de julho de 2020

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Alagoas apareceu entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina no ranking da britânica Times Higher Education (THE), uma das  três classificações internacionais de universidades mais influentes no mundo — ao lado da  QS World University Rankings e da Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais. 

Apesar de já ter sido citada em outros rankings mundias (da própria THE e da QS World University Rankings), essa é a priimeira vez que a instituição apareceu na 95ª posição no ranking da América Latina, cujo primeiro lugar foi ocupado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguido pelas brasileiras Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Entre as 166 universidades de 13 países latino-americanos que aparecem no ranking deste ano, o Brasil é o país com mais instituições na lista, com 61 universidades (seguido pelo Chile, com 30, e Colômbia, com 23),  incluindo as 7 das 10 melhores no ranking.

Apesar da Ufal aparecer entre as 100 melhores do ranking pela primeira vez, ela ainda permanece distante de outras universidades do Nordeste com destaque na lista.

De acordo com o ranking, que leva em conta indicadores de pesquisa, ensino, transferência de conhecimento e citações (a metodologia no ranking latino-americano, contudo, leva em consideração que há menos publicações de artigos em inglês), a universidade do Nordeste melhor colocada este ano foi a Universidade Federal da Bahia, em 28ª posição no ranking regional, seguida da Universidade Federal de Pernambuco, na 33ª posição, da Universidade Federal do Ceará (35ª), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (39ª), da Universidade Federal de Sergipe (62ª) e da Universidade Federal da Paraíba — que, surpreendentemente, aparece na 87ª posição do ranking este ano, logo atrás da Ufal, mesmo sendo, tradicionalmente, de maior reputação no Nordeste.     

“Apesar de ser uma universidade que já vai para seu sexagésimo aniversário, a UFAL é uma instituição jovem quanto aos aspectos de pesquisa, inovação e inserção internacional, elementos fundamentais para o cálculo no ranking”, diz o reitor Josealdo Tonholo. “Com o recente avanço em pesquisa e inovação, como prova nosso recente ingresso no sistema EMBRAPPII (sistema de inovação industrial), a tendência é que a UFAL ganhe ainda mais visibilidade e destaque nos rankings dos próximos anos”.

Veja ranking completo no site da Times Higher Education (THE) aqui.


Top 100: Ufal aparece pela primeira vez em ranking das melhores universidades na América Latina; veja posição 

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Alagoas apareceu entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina no ranking da Times Higher Education (THE), uma das  três classificações internacionais de universidades mais influentes no mundo – ao lado da  QS World University Rankings e da Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais.

Entre as 166 universidades de 13 países latino-americanos que aparecem no ranking deste ano, a Ufal apareceu na 95ª posição no ranking, cujo primeiro lugar foi ocupado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile , seguido pelas brasileiras Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Além do Brasil aparecer no ranking com 7 das 10 melhores universidades (veja lista completa aqui), o país também aparece com o maior número de instituições que atingiram o critério para serem avaliadas no ranking regional, com 66 no total, seguido por Chile (30) e Colômbia (23).

Apesar da Ufal aparecer entres as 100 melhores do ranking pela primeira vez, ela ainda permanece distante de outras universidades do Nordeste com destaque na lista.

De acordo com o ranking, que leva em conta indicadores de pesquisa, ensino, transferência de conhecimento e citações (a metodologia no ranking latino-americano, contudo, leva em consideração que que há menos publicações de artigos em inglês), a universidade do Nordeste melhor colocada este ano foi a Universidade Federal da Bahia, em 28ª posição no ranking regional, seguida da Universidade Federal de Pernambuco, na 33ª posição, da Universidade Federal do Ceará (35ª), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (39ª), da Universidade Federal de Sergipe (62ª) e da Universidade Federal da Paraíba – que, surpreendentemente, aparece na 87ª posição do ranking este ano, logo atrás da Ufal, mesmo sendo uma tradicionalmente de maior reputação no Nordeste.     

Veja lista completa do ranking aqui.