Ranking de transparência em gastos com Covid: Alagoas tem nota máxima, mas Maceió fica em último

Agendaa 1 de setembro de 2020

A seção brasileira da Transparência Internacional (TI), organização não-governamental presente em 100 países que tem como missão o combate à corrupção, apontou nesta terça (1) o Estado de Alagoas no topo do ranking de 26 Estados em transparência em informações sobre contratações emergenciais, doações e medidas de estímulo econômico e proteção social.

De acordo com o ranking que tem escala de 0 a 100 (em que os mais transparentes se aproximam de 100), o Estado Alagoas teve nota máxima de 100 pontos, ficando em primeiro lugar ao lado dos Estados do Ceará, Espírito Santo e Rondônia – que também obtiveram nota máxima bem acima do Governo Federal, com apenas 71 pontos.

Já a capital do Estado, Maceió, ficou na lanterninha no mesmo ranking ao lado de Aracaju, com 51 pontos, a menor nota entre 26 capitais pesquisadas.

Segundo a Transparência Internacional Brasil, a coleta de dados para o ranking foi realizada entre os dias 24 e 31 de agosto com base em avaliação detalhada do acesso de informações em portais sobre contratos e compras emergenciais de cada governo (desde sites oficiais a portais específicos de compras e de dados abertos), assim como redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram).

Segundo a ONG, a metodologia leva em consideração a disponibilidade de dados que vão desde a facilidade de acesso ao número do processo da contratação, como a disponibilidade do CNPJ das empresas contratadas.

Ou seja: o ranking, como deixa claro a ONG, não é um indicador de corrupção – e sim, como diz o próprio nome, de transparência de acesso aos dados por todos os cidadãos.

Confira o ranking por Estados no site da Transparência Internacional Brasil aqui, e por capitais, aqui.