Ufal oferecerá aulas remotas em outubro, mas adesão será voluntária; veja como vai funcionar

Agendaa 10 de setembro de 2020

Nem retomada presencial, nem retomada virtual obrigatória.

Após mais de 15 horas de debate na Câmara Acadêmica e mais 32 horas de discussão no Conselho Universitário, o Consuni da Ufal decidiu aprovar, enfim, um “Calendário do Período Letivo Excepcional” que oferecerá, a partir de outubro, ao menos três disciplinas eletivas ou obrigatórias para os alunos de graduação.

A adesão dos alunos, contudo, será voluntária.

De acordo com o calendário aprovado pelo conselho, os cursos terão que definir ainda neste mês as propostas de disciplinas remotas que poderão oferecer para serem aprovadas e divulgadas no dia 30 de setembro, com previsão de que os alunos possam se matricular e iniciar as aulas remotas ainda na primeira quinzena de outubro.

“Essa foi a forma que o Conselho encontrou de oferecer disciplinas para os alunos da Ufal sem prejudicar aqueles que não contam ainda com suporte tecnológico para acompanhar as aulas remotas”, disse a AGENDA A o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo. “E, como está claro no documento, trata-se de um Período Letivo Excepcional, que não vai substituir nem o semestre de 2020.1, nem de 2020.2, que são os semestres regulares que só serão retomados com o retorno presencial”, diz Tonholo, lembrando que a gestão aguarda que, até o início das aulas remotas, o MEC garanta a liberação dos chips de Internet gratuita dentro do programa voltado para os alunos em situação de vulnerabilidade — assim como o lançamento do convênio para facilitar a aquisição de equipamentos como tablets. 

Ainda de acordo com o reitor, como a adesão é voluntária, os estudantes matriculados que porventura não conseguirem concluir as disciplinas no período excepcional não serão penalizados — e aqueles que concluírem e forem aprovados poderão pedir dispensa das matérias no semestre seguinte. “Até lá, todo esforço da nossa gestão é para garantir que os alunos que quiserem se matricular nas aulas remotas possam ter direito de acesso às disciplinas”, diz o reitor. As datas da retomada das aulas remotas devem ser confirmadas em reunião ainda nesta sexta (11).