Medicina da Ufal ganha nota máxima em desempenho de estudantes pelo MEC; veja o 2º melhor pontuado

Agendaa 20 de outubro de 2020

O curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas ganhou nota máxima no conceito Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) divulgado nesta quarta (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

De acordo com os dados do exame realizado em 2019, o curso da Ufal ficou no grupo de 28 cursos de Medicina no país (entre mais de 230 avaliados) com nota máxima “5” na avaliação.

“Acredito que esse desempenho reflete um esforço coletivo de melhoria de estrutura e mudanças no currículo do curso há pelo menos 14 anos”, diz o coordenador do Curso de Medicina da Ufal Davi Buarque. “E o resultado, que já vinha sendo traduzido na evolução do conceito do curso, ganha agora um reconhecimento nacional com a nota máxima no conceito do Enade”.     

Em Alagoas, depois da Ufal, o curso de Medicina melhor pontuado no Enade em 2019 foi o do Cesmac, que conquistou nota “4” já com a primeira turma a fazer a avaliação. “Essa pontuação dos estudantes de Medicina do Cesmac já no primeiro Enade revela que, apesar de novo, o curso alcançou uma uma maturidade e consistência relevante para o Estado”, diz André Falcão, coordenador do curso de Medicina do Cesmac.  

Os outros dois cursos de Medicina em Alagoas avaliados pelo Enade em 2019 foram o  da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do Centro Universitário Tiradentes, Unit, ambos com nota “3”. 

O Enade é aplicado a cada três anos para os alunos que estão concluindo a graduação em determinadas áreas de conhecimento e, ao lado de outros indicadores como infraestrutura e qualificação do corpo docente, é usado na composição do CPC (Conceito Preliminar de Curso), indicador que avalia a qualidade de cada curso de graduação. 

Nem todas as instituições estaduais, contudo, são obrigadas a se submeter ao Enade. Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, a participação dos alunos nesse exame é facultativa.