Valor de aluguel de loja de rua cai no Sudeste e cresce nas maiores cidades do NE

Agendaa 11 de agosto de 2014

Mais uma pesquisa revela que o comportamento do mercado no Nordeste – ao menos nas maiores capitais, como Recife, Salvador e Fortaleza – continua na contramão do Brasil.

De acordo com uma pesquisa realizada em 12 cidades brasileiras pela consultoria Gouvea de Souza e BG&H Retail Real State, englobando 900 imóveis, o valor do aluguel de lojas de rua teve uma queda de 5% em todo o Brasil, mas cresceu 22% nas três cidades do Nordeste pesquisadas no período de novembro de 2013 a maio deste ano. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira (11), no portal do Estadão (veja aqui).

Enquanto, em média, o valor do aluguel de loja de rua nas três capitais do Nordeste sofreu a maior alta do país, a região Sudeste registrou a maior queda, com recuo de 18% no valor da locação.

O Sudeste, contudo, mantém seu posto como a região com os valores mais altos de locação do Brasil, com uma média de R$ 74 por metro quadrado O Rio de Janeiro é a cidade com metro quadrado mais caro em aluguéis de lojas de rua, equivalente a R$ 109 nos pontos pesquisados.

E qual seria a tendência em Maceió, que não foi alvo da pesquisa?

Segundo o consultor Cristiano Rabelo, diretor da Prospecta Inteligência, Maceió provavelmente não segue a mesma alta de aluguéis de outras capitais do Nordeste. “Por meio de algumas pesquisas pontuais em bairros da capital, o excesso de oferta no setor de imóveis comerciais tem feito com que o valor dos aluguéis tenha estabilizado e, em algum casos, até mesmo recuado, como tem ocorrido no sudeste”, diz o consultor.

_galeria_aqui_