Quer investir em imóveis em Alagoas? Consultores dão dicas em entrevista

Agendaa 5 de janeiro de 2014

Os consultores Edmilson Fialho, da Usina de Negócios, e Cristiano Rabelo, da RN Consultoria, falaram do que levar em conta ao fazer investimentos no setor imobiliário em Alagoas no programa de entrevistas Pajuçara 360 Graus – que vai ao ar nesse domingo, às 9h da manhã, na TV Pajuçara, com reprise às 19h no TNH1TV, canal 26 da NET.

Na entrevista ao jornalista Rodrigo Cavalcante, eles falaram sobre os riscos do excesso de oferta em setores como o de salas comerciais, da importância de se conhecer bem quais serão as operadoras que vão administrar o condomínio após a entrega das chaves (principalmente no caso de investimentos em condo-hotéis) e de como a falta de pesquisa de mercado cria produtos com menos chances de serem bem sucedidos.

Abaixo, AGENDA A faz um resumo de alguns cuidados citados pelos consulotres ante de investir:

Cuidados ao investir em salas comerciais para locação

Observe bem se há um excesso de oferta de salas no bairro onde você pretende investir (descubra se há espaços ociosos em edifícios comerciais no entorno). E fique atento sobre qual será a responsabilidade da construtora após a entrega do edifício. Afinal, como lembram os consultores, muitas construtoras vendem um conceito de centro comercial (com a presença futura de supermercados, academias, restaurantes e outros serviços) que na maioria das vezes nunca chega a sair do papel.

– Cuidados ao investir em flats e condo-hotéis:

Avalie se o projeto do flat ou do condo-hotel (condomínio com estrutura operacional hoteleira) está de acordo com a localização – não adianta construir um condo-hotel voltado para negócios e eventos, por exemplo, se ele for localizado em um trecho de difícil acesso ao Centro de Convenções.

E, o mais importante: analise qual será a operadora do condo-hotel e taxa média de ocupação dessa operadora em outros locais. Procure aquelas que vinculam a maior parte do ganho da operadora ao desempenho da taxa de ocupação – para assegurar que ela dividirá com você o ônus e o bônus da operação.

– Cuidados ao adquirir apartamentos residenciais para locação:

Nem sempre a maior taxa de retorno do investimento para a locação está nos bairros mais nobres. Lembre-se de que o valor do metro quadrado nesses bairros costuma ser alto e avalie, realisticamente, se a média do valor de locação no entorno é muito maior do que em outros bairros.

Analise com atenção a localização de novos lançamentos quanto ao quesito mobilidade urbana. Muitos lançamentos são realizados na expectativa futura de uma construção de uma grande via de acesso para melhorar o trânsito que pode demorar anos para ser concretizada.

_galeria_aqui_