Expansão hoteleira muda perfil de turistas na Barra

Agendaa 7 de janeiro de 2014

Quem passou pela Barra de São Miguel nos últimos dias, percebeu a diferença.

Destino dos maceioenses com casas na região durante o verão, a recente expansão hoteleira nos últimos anos fez desembarcar na cidade um número maior de turistas de outros Estados que passaram a se hospedar diretamente na região – e não apenas visitam a cidade por meio de passeios de operadoras saindo de Maceió.

Somente no Iloa Resort, um dos novos resorts da região, foram registrados no mês de dezembro 7 094 hóspedes. “Isso faz com que boa parte desses hóspedes permaneça mais tempo na Barra de onde agora, inversamente, partem daqui para outros pontos, inclusive Maceió”, diz Felipe Cavalcante, da Vivendi Empreendimentos, construtor do resort. 

Com a invasão dos turistas, começa a mudar também o perfil dos consumidores de restaurantes e outros serviços na região. “Em geral, faturamos durante o verão na Barra cerca de 70% a mais do que o lucro de todas as nossas unidades de Maceió nesse período”, diz Paola Porto, sócia-gerente da lanchonete Hot Hot. “Notamos claramente nesse ano uma mudança da clientela, formada por um número bem maior de turistas de outros Estados”.

De acordo com a secretária estadual de Turismo, Danielle Novis, a duplicação da AL 101 e a nova infraestrutura hoteleira do Litoral Sul marcam o início da consolidação do Litoral Sul como destino autônomo, assim como ocorreu no passado em outros pontos do Litoral Norte graças à instalação de resorts, como em Maragogi. “Esse movimento de desconcentração é importante e positivo para todo o Estado”, diz a secretária. “Nosso desafio é estimular novos investimentos hoteleiros não apenas na Barra, mas em vários outros pontos do nosso litoral, que conta com uma diversidade enorme de atrativos”.  

_galeria_aqui_