Carnaval em Maceió teve recorde de ocupação hoteleira e de locação em Airbnb; confira números

Agendaa 8 de março de 2019

Em 2019, o desempenho do Carnaval em Maceió superou as expectativas tanto na média de ocupação hoteleira quanto no crescimento de locações temporárias em sites como o Airbnb.

De acordo com os dados consolidados da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH- AL) divulgados a AGENDA A nesta sexta (8), a taxa média de ocupação hoteleira chegou a 90,72%, superando não apenas a média de ocupação de 2018 (87,60%), como a própria projeção do setor realizada antes do Carnaval, que previa uma ocupação abaixo de 89%. (Apesar de a média incluir todos hotéis associados à ABIH no Estado, mais de 90% deles estão concentrados em Maceió).

“Como a oferta de leitos na capital cresceu muito nos últimos anos, essa média de ocupação só foi possível em função de mais de 10 voos extras lançados pelas companhias aéreas para Alagoas no Carnaval”, diz Milton Vasconcellos, presidente da ABIH Alagoas.

E não foi apenas na hotelaria que a procura pelo Carnaval em Maceió cresceu. De acordo com informações passadas a AGENDA A pelo site de locação temporária de imóveis Airbnb, o maior da categoria, Maceió teve crescimento de 53% nas chegadas de hóspedes no Carnaval deste ano em relação ao ano passado. Ainda de acordo com o site, a cidade se consolidou como a terceira capital do Nordeste com mais chegadas de hóspedes, atrás apenas de Salvador e Recife, os dois maiores polos carnavalescos da região. Segundo o Airbnb, o perfil de viajantes a Maceió no Carnaval foi formado por grupos com média de 3,5 pessoas e permanência média de 5 dias.

“Não é à toa que fomos surpreendidos pela grande presença de turistas nos blocos de Maceió”, diz Carlito Lima, que coordenou a programação da Prefeitura no Polo Orla no Carnaval de Maceió durante o Carnaval. “Com saída de blocos a partir das 15h, ideal para o turista que volta da praia, e uma diversidade de estilos que inclui frevo, maracatu, grupos afro, bumba meu boi e o desfile de nossas tradicionais Escolas de Samba, a cidade provou que o turista quer, sim, brincar o Carnaval em Maceió”, diz Carlito, confirmando que já realizou uma reunião para avaliação da programação na Orla para o ano que vem.