Resort de grupo português quer transformar Barra de Santo Antônio em novo polo turístico

Agendaa 22 de novembro de 2019

Trata-se do maior investimento na história da hotelaria em Alagoas – com poder de transformar a Barra de Santo Antônio em um novo polo turístico de alto padrão.

Nesta semana, o Governo do Estado e o Grupo Vila Galé, segundo maior grupo hoteleiro português, anunciaram a construção de um resort de mais de 440 quartos na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte, que deve consumir mais de R$ 120 milhões em investimentos.

Mais do que o desembarque de uma nova rede hoteleira em Alagoas, a confirmação do investimento volta a colocar no mapa do turismo nacional e internacional a cidade de Barra de Santo Antônio — que, apesar de ter uma das praias mais reverenciadas do país, a de “Carro Quebrado”, andava relegada a um segundo plano por falta de infraestrutura e de redes de hotéis capazes de atrair visitantes para o local.

A decisão de construção do resort está diretamente ligada ao anúncio da companhia aérea portuguesa TAP de operar três voos semanais diretos para Maceió. Em Natal, por exemplo, onde a TAP já opera três voos semanais para Portugal, o grupo Vila Galé inaugurou em setembro do ano passado um resort de 514 quartos em Touros, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, a 84 quilômetros de Natal.

De acordo com o presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida (foto ao lado), o projeto já estava nos planos do grupo há bastante tempo. “Estamos em todo o Nordeste, mas faltava-nos Alagoas, que tem um litoral extraordinário”, disse o presidente e fundador do grupo Vila Galé ao site de turismo português Presstur.

Ainda de acordo com Rebelo, o projeto seguirá a linha do resort de Touros, no Rio Grande do Norte (foto em destaque), com previsão de construção das obras em meados do próximo ano – desde que o processo de licenciamento saia até janeiro de 2020.

De Lisboa, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, confirmou para AGENDA A que a instalação do resort na Barra de Santo Antônio faz parte de um projeto de interiorização de investimentos no turismo. “Para que o resort seja instalado na Barra de Santo Antônio, o projeto prevê a concessão de incentivos especiais que assegurem a geração de emprego e renda na região”, diz o secretário.