Cerveja artesanal alagoana que leva mandacaru é premiada em concurso nacional

Agendaa 13 de março de 2019

Na noite desta terça (12), na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, um rótulo de cerveja alagoana que tem mandacaru entre seus ingredientes levou uma das medalhas no Concurso Brasileiro de Cervejas 2019.

A Mandacaru Atômico, rótulo da cervejaria alagoana Caatinga Rocks em parceria com a cervejaria Heróica, de São Paulo, levou medalha de bronze na categoria “Brazilian Beer com ervas e especiarias”.

Além da água, do malte, do lúpulo e da levedura, a cerveja ganhou ingredientes como mandacaru, xique-xique e palma graças a uma parceria com Timoteo Domingos, conhecido como “chef do sertão”, à frente do  do Instituto Gastrotinga. O resultado foi uma Sour Ipa de 3,6% de álcool com amargor e acidez marcantes.

Em novembro do ano passado, a Caatinga Rocks levou medalha de prata na segunda edição da Copa de Cerveja POA, em Porto Alegre, com o rótulo English Serelepe Brasileira (após levar ouro em 2017) entre mais de 1 200 inscritos de sete países e um júri formado por nomes de prestígio entre mestres cervejeiros e sommeliers do Brasil e do exterior.  

Dos nove Estados da região Nordeste, além de Alagoas, apenas Sergipe teve uma cerveja premiada no concurso: a cervejaria Uçá, que levou medalha de prata na categoria “Dark American-Belgo-Style Ale” e bronze na categoria “Australian-Style Pale Ale”.

Entre os 255 medalhistas de todo o país, as cervejarias de maior destaque na competição foram a mineira Bäcker, eleita Cervejaria do Ano na categoria grande porte (produção a partir de 100 mil litros por mês). No médio porte (de 10 mil a 100 mil litros), o prêmio foi para a Cathedral, do Paraná, e no pequeno porte (até 10 mil litros por mês), o título ficou com a Suricato Ales, do Rio Grande do Sul.

Veja lista completa dos 255 medalhistas aqui.    

 

 

2jNbw6hw=XxEy}%&