“Vidas Negras Importam”: cerveja alagoana lança rótulo antirracista na véspera da Consciência Negra

Agendaa 18 de novembro de 2020

O chamado marketing de causa, realizado por empresas que promovem a adesão em prol de uma causa para estreitar suas relações com os clientes, começa a chegar com força também a Alagoas — e invadir até os rótulos de cervejas artesanais do Estado.

Esse é o caso da Caatinga Rocks, uma das marcas alagoanas pioneiras (e mais premiadas) que lançará nesta quinta (19), véspera do Dia da Consciência Negra, uma edição especial da Zumbi Republic, cerveja preta no estilo “Tropical Stout” que ganha versão envelhecida em barril de carvalho e rótulo especial com a frase “Vidas Negras Importam” ao lado de uma representação da imagem de Zumbi.

“A gente entendeu que um posicionamento da marca era necessário ”, diz Rafael Leal, um dos fundadores da Caatinga Rocks em 2017 em parceria com o irmão, Marcus Leal. “Não para entrarmos em discussões político-partidárias, mas para pontuar o dever cada vez mais latente de ter empatia e respeito com o próximo”. De acordo com o Rafael, após contato com o coletivo alagoano AfroCaeté, a empresa decidiu doar todo o lucro do rótulo para o Terreiro Gomes Abassá de Angola Oyá Balé — Casa de Resistência, da Iyalorixá Mãe Vera, no Eustáquio Gomes, que realiza trabalhos sociais.

Os cerca de 200 litros do lote especial da “Zumbi Republic Brett Barrel Aged N. 03” serão vendidos tanto na versão engarrafada como em chope (o copo de 300ml sai por R$ 14) — e já estará disponível a partir desta quinta no Bar da cervejaria, no Caatinga Rocks Tap Room (na Avenida Deputado José Lages, 381, Ponta Verde, anexo à cafeteria Nakaffa).