Penedo saberá aproveitar projeção de Carlinhos Maia para reconquistar força no turismo?

Agendaa 21 de maio de 2019

Em janeiro de 1963, Penedo ganhou as páginas da imprensa nacional como sede de um dos maiores eventos culturais do país: a Caravana de Cultura liderada pelo agitador cultural Pascoal Carlos Magno (o equivalente a Ministro da Cultura da época) que levou à cidade dezenas de artistas nacionais – como o então já consagrado ator Sérgio Cardoso, que interpretou o clássico Hamlet no Teatro Sete de Setembro. 

Mais de 50 anos depois, a cidade volta a ganhar a mídia.

Dessa vez, contudo, via o humorista alagoano Carlinhos Maia, fenômeno de redes sociais como o Instagram (onde acumula no dia de hoje 14,7 milhões de seguidores), que tem atraído à cidade artistas nacionais e até de outros países – como o ator mexicano Edgar Vivar, intérprete do “Seu Barriga”, do seriado Chaves, que foi à cidade no início do mês se encontrar com o alagoano.

Será que a projeção midiática de Carlinhos Maia nas redes pode ajudar a fazer com que Penedo, uma das mais belas cidades históricas do país, volte a despertar o interesse dos turistas de todo o país?

“Não apenas pode, como já está gerando uma demanda maior de passeios para a cidade”, diz Alejandro Velásquez, da Luck Receptivo, uma das maiores do Estado. “A partir de junho, por exemplo, estamos iniciando uma nova programação pela cidade com tempo de duração bem maior dos que os já existentes”.

Waldir Silva, à frente da WS Receptivo, responsável pelo receptivo da CVC em Alagoas, concorda. “Hoje as redes sociais têm uma força imensa e a figura de Carlinhos Maia, tem, sim, ajudado a gerar uma demanda maior para Penedo”, diz Silva. “Não à toa, conseguimos colocar Penedo no portfólio da CVC e, desde dezembro de 2018, organizamos ao menos um passeio por mês com uma média de 60 pessoas”.

Tanto Velásquez quanto Waldir Silva dizem que, além da maior demanda gerada pelo interesse em conhecer a “cidade de Carlinhos Maia”, os novos roteiros de visitação só foram possíveis graças ao recente trabalho de restauração promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela revitalização de áreas pela prefeitura da cidade. “Não adiantaria trazer o visitante para conhecer a terra do Carlinhos Maia se os conventos, igrejas e museus da cidade histórica mais importante do Estado não estivessem preparados para receber o turista”, diz Velásquez.

Para os dois operadores de turismo, contudo, um dos quesitos decisivos para turbinar o turismo na cidade seria o desembarque de novos investimentos em hotelaria. Apesar de Penedo contar com pousadas e hotéis icônicos na história do Estado, como o Hotel São Francisco, que passa atualmente por uma nova reforma dos quartos, a pouca oferta de leitos ainda seria um gargalo para consolidar o destino nacionalmente. “Se forem confirmados novos investimentos hoteleiros e novas rotas de passeios de barco pelo São Francisco, temos certeza de que a cidade se reinventará como um dos destinos mais atraentes da região, assim como Piranhas se tornou recentemente uma nova força turística nacional”, diz Waldir Silva.

Não à toa, provavelmente por uma questão de estrutura de hospedagem, o próprio Carlinhos Maia acabou escolhendo Piranhas (a 209 Km de Penedo) para celebrar seu casamento nesta terça (21) com Lucas Guimarães que receberá uma caravana de artistas como Anitta, Gretchen, Simone (da dupla com Simaria), Jojo Todynho, DJs Alok e Kevinho…