“Vale das Colinas”: grupo abre vinícola e centro de enoturismo a 180 quilômetros de Maceió

Publicado em 18 de Jul de 2020

Até o final deste ano, Garanhuns, cidade serrana do agreste pernambucano a 180 quilômetros de Maceió, ganhará sua primeira vinícola.

Após o sucesso na produção de vinhos em Petrolina, à beira do São Francisco, o projeto Vale das Colinas será a vitrine da primeira experiência da produção de vinhos no agreste pernambucano para explorar o enoturismo na região.

Distante 10 quilômetros do centro de Garanhuns, a iniciativa é liderada pelo médico cearense Michel Moreira Leite, que comprou a propriedade inicialmente só para viver com a família em um clima mais frio.

Após fazer um curso de enologia, o médico se interessou em produzir vinhos na região e foi visitar a unidade de Petrolina da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em busca de informações e descobriu que já havia uma iniciativa de cultivo de uvas vinícolas no município de Brejão, próximo a Garanhuns. 

Com suporte de pesquisadores da Embrapa e da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), várias cepas de uvas viníferas foram testadas em um campo experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Segundo a coluna de turismo assinada por Mona Lisa Dourado, no Jornal do Commercio, foram testadas 10 variedades de uvas viníferas e as que mais se destacaram em produção foram a Cabernet Sauvignon, Malbec e Syhah, entre as tintas, e as brancas Muscat Blanc à Petits Grains, Sauvignon Blanc e Viognier. De acordo com a reportagem, até o final do ano, quando a vinícola for inaugurada, já estarão liberados três vinhos para degustação: Dona Elisa (Malbec), Cabana do Vale (Cabernet Sauvignon) e Dona Cecília (Muscat Blanc à Petits Grains). 

Além de chalés para receber hóspedes, o grupo também pretende construir até o final do ano uma grande cantina-restaurante no local (veja perspectiva abaixo).

Leia reportagem completa no Jornal do Commercio aqui.

Fotos: Mona Lisa Dourado



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved