Franquias em Alagoas crescem acima da média nacional e faturam acima de R$ 80 milhões

Agendaa 5 de julho de 2016

Ao menos quando comparado com a média nacional, o crescimento das franquias em Alagoas foi acima do esperado.

De acordo com a pesquisa mais recente divulgada pela Associação de Franchising (ABF), o faturamento das franquias no Estado foi de R$ 83 milhões em 2015, representando um crescimento em relação a 2014 de 10,7% – enquanto a média brasileira foi de 8,3%.

Em número de unidades, Alagoas também ganhou proporcionalmente mais redes. No total, a pesquisa registrou 240 novas unidades no segmento – que saltou de 1005 lojas, em 2014, para 1245, em 2015 – com um crescimento acumulado de 23,9%, enquanto a média de crescimento nacional foi de apenas 10,1%.

Como explicar esse crescimento de franquias no Estado em meio à crise?

Segundo o consultor de Planejamento e Marketing, Sávio Carnaúba, o aumento do desemprego e a falta de opções de carreira em empresas privadas no Estado torna o apelo às franquias uma opção atraente para quem quer investir correndo menos riscos. “Em meio à crise, as pessoas procuram modelos de negócios já validados pelo mercado”, diz o consultor.

Ainda de acordo com a pesquisa da ABF, os setores com maior participação de mercado no Estado são o de “Esporte, Saúde, Beleza e Lazer” (26% de participação), “Alimentação” (21%) e de Acessórios Pessoais e Calçados (13%).

_galeria_aqui_