Startup de minimercados 24h para condomínios abre primeira unidade em Maceió

Agendaa 25 de novembro de 2020

Nascida em Curitiba em 2019, a startup Market4u nasceu de uma ideia simples: usar tecnologia para instalar uma pequena loja de conveniência dentro de condomínios permitindo aos moradores, via aplicativo e sem atendentes (na base da confiança e ajuda de monitoramento de vídeo), pudessem comprar alimentos, produtos de higiene e limpeza em qualquer hora do dia — sem precisar sair do prédio.

A pandemia em 2020, claro, fez a ideia  ganhar escala fazendo a startup crescer mais de 2000% esse ano com a abertura de cerca de 400 pontos no país, inclusive em Maceió, onde foi aberta a primeira unidade em um condomínio na Mangabeiras, sábado passado (21).

“Nossa meta é abrir mais seis unidades em Maceió até o final do ano e ao menos outras 30 em 2021”, diz o engenheiro elétrico alagoano Augusto Melo, representante da franquia no Estado. Augusto conta que, após conhecer o serviço no edifício de um amigo em Curitiba, em abril deste ano, logo se interessou pelo sistema e deu início à negociação para trazer o modelo para Alagoas. “Independentemente do momento da pandemia, acredito que a comodidade, segurança e tecnologia do sistema fará com que cada vez mais condomínios se interessem pelo serviço”, diz Augusto.

Para instalar uma unidade, o condomínio precisa apenas disponibilizar um espaço para o pequeno mercado (que não precisa ser uma sala, podendo ser um corredor ou outro local) e assinar um contrato com a empresa que se responsabiliza com todos os custos de instalação e manutenção, incluindo até previsão de retorno de uma taxa para o uso da energia elétrica. O sistema só pode ser usado pelos próprios moradores via aplicativo e a tecnologia inclui até um sistema de trava automática para que menores de 18 anos não possam acessar o freezer de bebidas alcoólicas.

“Estamos bastante satisfeitos com o conforto e praticidade que o serviço trouxe ao condomínio”, diz Patterson Cabral, síndico do Condomínio Miramar, onde foi aberta a primeira unidade da Market4u em Maceió. “Os moradores acolheram rapidamente a novidade e a variedade de produtos tem atendido bem a demanda no condomínio”.

Além de itens de grandes distribuidores como Coca Cola, Ambev e Pepsico, o mix pode variar de acordo com a região e o perfil do condomínio. “Enquanto em Curitiba, a lista conta com produtos locais como um preparado para polenta, aqui em Maceió, por exemplo, incluímos o tradicional cuscuz”, diz o engenheiro Augusto Melo, enquanto se prepara para chegar ainda esse mês em mais um condomínio na capital alagoana.