DETRAN
Alagoas, Segunda, 21 de Maio de 2018
  • Enviar e-mail
  • Facebook

“Mamãe Eu Quero”: 6 versões da marcha de Carnaval mais famosa do mundo composta por um alagoano

Publicado em 09 de Fevereiro de 2018

Mais de 80 anos após ser composta, uma marcha de Carnaval de autoria de um alagoano continuará sendo ouvida neste Carnaval.

Trata-se da clássica “Mamãe eu Quero”, marchinha composta em 1937 pelo alagoano José Luís Rodrigues Calazans, mais conhecido como Jararaca, em parceria com Vinícius Paiva.

Violonista, cantor de emboladas e compositor nascido em Maceió em 1896 (morreu no Rio em 1977), Jararaca ganhou fama nacional desde a década de 1930 com a dupla musical Jararaca & Ratinho (o paraibano Severino Rangel de Carvalho).

Após a composição de “Mamãe eu quero”, contudo, a música de Jararaca chegaria ao topo das paradas nos Estados Unidos - graças à interpretação da atriz e cantora Carmem Miranda no filme Serenata tropical, de 1940.

Desde então, a música ganhou uma versão em inglês, “I Want My Mama”, e foi alvo de performances como a do comediante Jerry Lewis (no filme Morrendo de Medo), nas vozes do icônico trio norte-americano Andrews Sisters e até em desenhos de Tom & Jerry.

Abaixo, cinco versões da música do alagoano que, felizmente, resiste à prova do tempo – segundo a lista do Ecad (escritório responsável pela a arrecadação e distribuição dos direitos autorais) do Carnaval de 2016, a música continuava sendo a mais executada na categoria bailes, eventos de rua, clubes e casas de diversões.

1 – Carmem Miranda no filme Serenata Tropical   

No  filme de 1940 dirigido por Irving Cummings e produzido pela Fox (considerado o primeiro a promover a chamada Política de Boa Vizinhança do presidente Roosevelt em relação à América Latina), Carmem Miranda conquista Hollywood ao interpretar canções como Bambu, Bambu, South American Way e, claro, Mamãe Eu Quero.

2 - Mickey Rooney no filme Calouros na Broadway


Na comédia musical de 1941 estrelada por Mick Rooney e Judy Garland, Rooney faz graça interpretando Carmem Miranda cantando Mamã Eu Quero pela primeira vez nas telas. Veja a performance (bem lembrada pela leitora da AGENDA A Socorro Padilha Brandão Vilela). 

 

3 – Jerry Lewis no filme Morrendo de Medo 

No filme Morrendo de Medo (1953), Jerry Lewis é obrigado pelo parceiro Dean Martin a substituir a cantora “Carmelita” na interpretação de “Mamãe Eu Quero”. Veja o resultado.

4 – The Andrew Sisters I Want My Mamma


O icônico trio feminino norte-americano The Andrews Sisters, formado pelas irmãs: LaVerne Sophie (1911-1967), Maxene Angelyn (1916-1995) e Patricia Marie (Patty) Andrews (1918-2013), ajudou a turbinar ainda mais a marchinha de Jararaca ao gravar a adaptação I Want My Mamma em 1940. Ouça aqui.

5 – No seriado I Love Lucy 

Mamãe Eu Quero foi alvo até do mais popular sitcom da televisão norte-americana, I Love Lucy,estrelado por Lucille Ball, Desi Arnaz, Vivian Vance e William Frawley. Em um dos episódios da série (que foi ao ar de 15 de outubro de 1951 a 6 de maio de 1957 na CBS), Lucille Ball imita Carmem Miranda cantando a marchinha do alagoano.

6 – Na série de desenhos Tom & Jerry 

Tem versão da música do alagoano Jararaca até na série de desenhos mais popular do mundo. Em um dos episódios de Tom e Jerry (produzido de 1940 a 1967), a marchinha Mamãe Eu Quero serviu de tema. Confira. 



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved