“Natal na Av. da Paz” leva música e arte à orla que já foi a mais frequentada de Maceió

Publicado em 06 de Dezembro de 2019

Quando Vinicius e Tom compuseram Garota de Ipanema (e muitos anos antes de Alceu Valença celebrar "a moça bonita da Praia de Boa Viagem"), as moças e moços de Maceió tinham como ponto de encontro o banho de sol e mar da Praia da Avenida.

Mesmo quando morou fora de Maceió para acompanhar o pai, militar, a arquiteta Mirna Porto foi uma das últimas garotas da Praia da Avenida no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, quando frequentava o trecho nas férias de final de ano – antes do Salgadinho azedar e manchar de vez a praia urbana com maior faixa de areia de Maceió.

Inconformada com o esquecimento da Avenida pelos maceioenses, Mirna, desde o ano passado, idealizou um projeto para que nem o Jaraguá, nem a Praia da Avenida, fossem excluídas das celebrações e luzes de Natal.

Nasceu assim o projeto “Natal na Avenida da Paz” que chega este ano à segunda edição ainda mais forte, com abertura da programação nesta sexta (6), a partir das 17h30, com apresentações musicais, culturais e decoração de dez grandes árvores de Natal assinadas por artistas alagoanos.

“O projeto nasceu com a missão não apenas de valorizarmos o Jaraguá e a Praia da Avenida, mas também de resgatar a autoestima dos moradores de uma das áreas mais belas de Maceió”, diz Mirna, cuja mãe, Maria Alice Porto Maia, de 82 anos, continua a morar na região. “Com o patrocínio do Magazine Luiza e o suporte de apoiadores culturais locais, conseguimos esse ano ampliar o projeto que contou com a participação direta de mais de 400 profissionais em uma série de atrações culturais”. 

Além da abertura do final da tarde de hoje, que inicia às 17h30 com a saída do Grupo de Saxofone da UFAL do Conjunto Vila dos Pescadores, Praia do Sobral, Avenida da Paz, Praça Marcílio Dias ao Museu Théo Brandão (no percurso das árvores decoradas), a programação segue até o dia 5 de janeiro com apresentações de balé folclórico no Coreto, Trio Elétrico Natalino com Wilma Araújo e banda e participação do Coral Lar São Domingos, entre outras (confira programação completa abaixo).   

“Mais do que levar luzes e decoração natalina, o projeto quer levar arte, cultura, autoestima e inclusão a um dos nossos cartões postais mais esquecidos”, diz a arquiteta.

 

FOTOS: FELIPE CAMELO

Daniel Baboo, Mirna Porto Maia e Persivaldo Figueirôa

Wado, um dos artistas convidados

Persivaldo Figuerôa

 

Programação:

6 DE DEZEMBRO - ABERTURA

17h30 - Grupo de Saxofone da UFAL. Percurso: do Conjunto Vila dos Pescadores, Praia do Sobral, Avenida da Paz, Praça Marcílio Dias ao Museu Théo Brandão, no percurso das árvores decoradas.

20h – Museu Théo Brandão Recepção para convidados e abertura oficial do projeto com autoridades, patrocinador e apoiadores culturais. O museu estará aberto ao público.

 

13 DE DEZEMBRO - VOZES NO CORETO

18h - No Coreto da Av. da Paz, com o Balé Folclórico de Alagoas - Grupo Transart, Coretfal, Coro Rugas de Ouro, Coro Prisma

 

19 DE DEZEMBRO

19h - No Museu Théo Brandão, com Camerata Acadêmica da ETA – Recital Folguedos em Corda.

Museu aberto ao público com a exposição do acervo de arte popular de Celso Brandão.

 

21 DE DEZEMBRO

17h - Trio Elétrico Natalino com Wilma Araújo e banda, crianças do Coral Lar São Domingos, indo da Vila dos Pescadores até a praça Marcílio Dias.

19h30 - Recepção do Papai Noel na Praça Marcílio Dias, com folguedos populares.

 

5 DE JANEIRO - FESTA DE REIS

18h30, no Museu Théo Brandão, com espetáculo musical Estrela de Belém

Direção: David Farias /Elenco: Além da presença de Papai Noel, estão em cena Coral das Crianças do Lar São Domingos, Orquestra Pequenos Músicos de Jaraguá, Residência Artística da ETA, Roberta Aureliano, Pedro Henrique


 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved