“Natal na Av. da Paz” leva música e arte à orla que já foi a mais frequentada de Maceió
Publicado em 06 de Dezembro de 2019
Quando Vinicius e Tom compuseram Garota de Ipanema (e muitos anos antes de Alceu Valença celebrar "a moça bonita da Praia de Boa Viagem"), as moças e moços de Maceió tinham como ponto de encontro o banho de sol e mar da Praia da Avenida.
Mesmo quando morou fora de Maceió para acompanhar o pai, militar, a arquiteta Mirna Porto foi uma das últimas garotas da Praia da Avenida no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, quando frequentava o trecho nas férias de final de ano – antes do Salgadinho azedar e manchar de vez a praia urbana com maior faixa de areia de Maceió.
Inconformada com o esquecimento da Avenida pelos maceioenses, Mirna, desde o ano passado, idealizou um projeto para que nem o Jaraguá, nem a Praia da Avenida, fossem excluídas das celebrações e luzes de Natal.
Nasceu assim o projeto “Natal na Avenida da Paz” que chega este ano à segunda edição ainda mais forte, com abertura da programação nesta sexta (6), a partir das 17h30, com apresentações musicais, culturais e decoração de dez grandes árvores de Natal assinadas por artistas alagoanos.
“O projeto nasceu com a missão não apenas de valorizarmos o Jaraguá e a Praia da Avenida, mas também de resgatar a autoestima dos moradores de uma das áreas mais belas de Maceió”, diz Mirna, cuja mãe, Maria Alice Porto Maia, de 82 anos, continua a morar na região. “Com o patrocínio do Magazine Luiza e o suporte de apoiadores culturais locais, conseguimos esse ano ampliar o projeto que contou com a participação direta de mais de 400 profissionais em uma série de atrações culturais”.
Além da abertura do final da tarde de hoje, que inicia às 17h30 com a saída do Grupo de Saxofone da UFAL do Conjunto Vila dos Pescadores, Praia do Sobral, Avenida da Paz, Praça Marcílio Dias ao Museu Théo Brandão (no percurso das árvores decoradas), a programação segue até o dia 5 de janeiro com apresentações de balé folclórico no Coreto, Trio Elétrico Natalino com Wilma Araújo e banda e participação do Coral Lar São Domingos, entre outras (confira programação completa abaixo).
“Mais do que levar luzes e decoração natalina, o projeto quer levar arte, cultura, autoestima e inclusão a um dos nossos cartões postais mais esquecidos”, diz a arquiteta.
FOTOS: FELIPE CAMELO
Daniel Baboo, Mirna Porto Maia e Persivaldo Figueirôa
Wado, um dos artistas convidados
Persivaldo Figuerôa
Programação:
6 DE DEZEMBRO - ABERTURA
17h30 - Grupo de Saxofone da UFAL. Percurso: do Conjunto Vila dos Pescadores, Praia do Sobral, Avenida da Paz, Praça Marcílio Dias ao Museu Théo Brandão, no percurso das árvores decoradas.
20h – Museu Théo Brandão Recepção para convidados e abertura oficial do projeto com autoridades, patrocinador e apoiadores culturais. O museu estará aberto ao público.
13 DE DEZEMBRO - VOZES NO CORETO
18h - No Coreto da Av. da Paz, com o Balé Folclórico de Alagoas - Grupo Transart, Coretfal, Coro Rugas de Ouro, Coro Prisma
19 DE DEZEMBRO
19h - No Museu Théo Brandão, com Camerata Acadêmica da ETA – Recital Folguedos em Corda.
Museu aberto ao público com a exposição do acervo de arte popular de Celso Brandão.
21 DE DEZEMBRO
17h - Trio Elétrico Natalino com Wilma Araújo e banda, crianças do Coral Lar São Domingos, indo da Vila dos Pescadores até a praça Marcílio Dias.
19h30 - Recepção do Papai Noel na Praça Marcílio Dias, com folguedos populares.
5 DE JANEIRO - FESTA DE REIS
18h30, no Museu Théo Brandão, com espetáculo musical Estrela de Belém
Direção: David Farias /Elenco: Além da presença de Papai Noel, estão em cena Coral das Crianças do Lar São Domingos, Orquestra Pequenos Músicos de Jaraguá, Residência Artística da ETA, Roberta Aureliano, Pedro Henrique
-
“Fiquei encantado com Penedo e com o que vi do cinema alagoano”, diz Matheus Nachtergaele
-
Djavan, “made in USA”: Sony reedita álbum de alagoano gravado nos EUA há mais de 30 anos
-
Alagoas vai a Cuba: filme “A Barca” é indicado em um dos mais importantes festivais da América Latina
-
Cineasta de Alagoas inicia filmagens de documentário sobre o lutador Anderson Silva, o “Spider”
-
Sandália “Maragogi”: designer brasiliense de sapatos escolhe Alagoas como cenário de nova coleção
-
Clipe filmado no Gunga e Piaçabuçu leva prêmio em Festival em Los Angeles; veja aqui
-
“O turismo é a fonte que pode elevar Maceió a outro patamar”, diz Djavan em entrevista
-
Alagoana Marta ganhará estátua ao lado de Pelé no Museu da Seleção Brasileira
-
A arte do pão: conheça a nova linha de pães artesanais de fermentação natural lançada pelo Palato
-
Aposentado? Em entrevista, Márcio Canuto fala da nova carreira como “garoto propaganda”