Prefeitura quer criar grande ciclofaixa em Maceió com apoio da iniciativa privada

Agendaa 26 de maio de 2014

Quem recentemente percorreu as ruas de São Paulo, Recife ou Salvador em domingos e feriados, já deve ter percebido a diferença.

Com apoio da iniciativa privada, quilômetros de vias da cidade se transformam em ciclofaixas para quem quer explorar a cidade em duas rodas. Na maioria dos casos, as estações de aluguel de bicicleta são administradas por bancos.

Em Maceió, a Secretaria municipal do Esporte e Lazer já está em busca de empresas privadas para trazer o projeto para a capital. “Já nos reunimos com alguns empresários, mas vamos investir mais fortemente em busca da empresa para garantir este projeto após a Copa”, diz o secretário Antônio Moura, que foi ao Recife mês passado conhecer o projeto da Ciclofaixa.

Assim como ocorre em outras cidades, a ideia é estimular as pessoas a pedalarem não apenas pelos trechos tradicionais já destinados para este fim, como a orla urbana de Maceió, mas fazer com que elas transitem por outros pontos da cidade e bairros históricos.

De acordo com o secretário Antonio Moura, apesar de ainda não ter sido definida as rotas das ciclofaixas na cidade (os trechos são demarcados em com base nas estações de aluguel de bicicletas, bancadas pela iniciativa privada), a Prefeitura prevê circuitos que integrem ao menos dois trechos nas partes alta e baixa de Maceió – no Farol, tendo como ponto de apoio a Praça Centenário e, na parte baixa, a orla da Pajuçara.

 

 

_galeria_aqui_