Conheça os produtos alagoanos que estarão na vitrine da Copa

Agendaa 9 de maio de 2014

Sandália xô boi, miniaturas em palito de fósforo, fibra de Ouricuri, cabeças de barro. Esses são alguns dos 11 produtos de artesãos alagoanos selecionados pelo edital Vitrines Culturais, do governo federal, que vai expor e comercializar peças características de cada Estado brasileiro durante a Copa do Mundo 2014.

Os produtos viajarão para sete das 11 cidades-sede da Copa (Manaus, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre) onde serão expostos em espaços culturais e no Fifa Fan Fest – festa oficial do evento mundial.

Veja alguns dos produtos selecionados:

FAVELAS DE MADEIRA

Em Lagoa da Canoa, o artesão Raimundo Batista ganhou destaque com suas favelas coloridas esculpidas em madeira.

s

CANGACEIRA MARIA BONITA

O artista plástico Jackson Lima, de Limoeiro de Anadia, usa material reciclável, como ferro, papel, plástico e madeira, para produzir seus bonecos – o selecionado para a Copa foi a Cangaceira Maria Bonita.

s

CABEÇA DE BARRO

No povoado de Muquem, em União dos Palmares, as cabeças de barro dos artesãos Laelson e Dona Irinéia fazem sucesso. O primeiro foi selecionado com a peça “cabeça de guerreiro quilombola” para expor na Copa.

s

MINIATURA EM PALITO DE FÓSFORO

O artesão Arlindo Monteiro vai expor suas esculturas em palito de fósforo. À Agência Alagoas, ele disse que já entregou uma de suas peças ao técnico Felipe Scolari. “Fiz a escultura com o ‘Felipão’ de joelho em frente à imagem de Nossa Senhora. Ele adorou e disse que ficaria em um lugar especial em sua residência”, disse.

d

 

Também foram selecionados produtos de fibra de ouricuri do Pontal da Barra, a panela de barro de União dos Palmares, o mestre guerreiro, o fugareiro e a sandália xô boi. Os nomes dos artesãos não foram divulgados pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB/AL). Veja aqui a lista completa dos selecionados no Brasil, divulgada no último dia 6.

_galeria_aqui_