Três praças históricas de Alagoas serão revitalizadas; veja imagens

Agendaa 3 de setembro de 2014

Mais do que espaços de convívio, toda cidade tem praças que são marcos de referência de sua história.

Na região central de Maceió, a Prefeitura anunciou que ao menos três delas serão revitalizadas: a Praça dos Palmares, que desde o século XIX era um dos principais pontos de acesso à cidade, a Praça Sinimbu, caminho obrigatório de viajantes que se dirigiam à chamada Boca de Maceió e a “Praça da Faculdade” (Afrânio Jorge) – que, além do emblemático panteão central destinado a receber os restos mortais de Deodoro e Floriano (que terminaram não sendo transferidos do Rio), tornou-se um dos pontos de encontro natalino para muitas gerações de alagoanos.

O projeto de revitalização, que já está em fase de licitação, inclui não apenas serviços de infraestrutura, jardinagem, reconstrução de meio fio, iluminação, recuperação de brinquedos e outras obras inclusas no projeto “Boa Praça”, como também a recuperação de marcos históricos dos espaços públicos.

Esse é o caso, por exemplo, do painel modernista de azulejos da Praça Sinimbu erguido na gestão do prefeito Sandoval Caju (1961-1964). Em homenagem ao poeta alagoano Jorge de Lima, o painel que conta com uma piscina cuja fonte era um “menino mijãozinho”, escultura que foi destruída nos últimos anos, deve ser reconstituído. “Não se trata apenas de reformar as praças, mas de resgatar suas referências culturais e históricas”, diz Adeciane Souza, diretora do Patrimônio Cultural da Secretaria de Planejamento do Município. Ela explica que, desde que o Plano Diretor da cidade tornou possível que esses espaços e outros monumentos fossem considerados de preservação histórica, as intervenções têm de levar em conta essas referências.

No caso da Praça dos Palmares, o projeto prevê retirada de bancos para melhorar a mobilidade, ampliação e reforma do Ponto de ônibus e a substituição do monumento em forma de Z por outro em homenagem a Zumbi dos Palmares – atualmente, uma das maiores esculturas de Zumbi está localizada na Praça da Sé, no Pelourinho, em Salvador.

Na Praça Afrânio Jorge (mais conhecida como “da Faculdade”), o projeto prevê a construção de quadra poliesportiva, recuperação de uma quadra de vôlei e reserva de espaços para áreas de comida de rua.

Veja abaixo imagens dos projetos das praças da Faculdade e Sinimbu (o projeto da Praça dos Palmares ainda não tem perspectiva):

 

PRAÇA SINIMBU

d

s

s

d

 

PRAÇA DA FACULDADE:

S

S

S

S

_galeria_aqui_