Filé na passarela: projeto escolherá 10 designers de moda para desfile inspirado na renda alagoana

Agendaa 6 de agosto de 2020

Criação da estilista brasileira Silvia Ulson é exemplo de inspiração no filé alagoano (Foto: Wilson Araújo/ Divulgação)

 

No dia 24 de setembro, um desfile transmitido ao vivo pelo Youtube direto do Espaço Armazém, no bairro do Jaraguá, apresentará 50 peças de 10 estilistas alagoanos (cinco estudantes de moda no Estado e cinco profissionais) com destaque para o uso do filé, uma das mais tradicionais rendas artesanais produzidas em Alagoas, que em 2014 se tornou patrimônio imaterial do Estado.

O desfile faz parte do projeto “Renda-se – 1ª Mostra de Moda Alagoana” idealizado pela arquiteta e produtora cultural Mirna Porto Maia, com realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

“A ideia é incentivar o uso da renda alagoana tanto em projetos de jovens estilistas que ainda estão cursando moda quanto de profissionais já consolidados no mercado”, diz Mirna Porto. “E essa valorização é importante não apenas para projetar os estilistas locais, como também para dar mais visibilidade ao trabalho das nossas sa rendeiras”.

De acordo com os organizadores, a largada do projeto terá início nesta sexta-feira (07), com o lançamento de uma convocatória para profissionais e estudantes de moda da Escola Técnica de Alagoas (ETA) que será divulgada no site do evento (veja abaixo). Os estudantes da ETA e estilistas interessados deverão enviar cinco projetos de criação com renda até o dia 18 de agosto (4 peças femininas e 1 masculina em categorias específicas) que, após serem escolhidos pela curadoria do evento (assinado por Mirna Porto e equipe), receberão recursos em dinheiro e materiais para produção das peças que irão à passarela na live/desfile no dia 24 de setembro. 

“Como o desfile não poderá ser aberto ao público em função do período, decidimos fazer uma live transmitida pelo Youtube que projetará nas redes o melhor do talento e do artesanato alagoano”, diz Mirna. Além de fechado ao público, o evento contará com um backstage adaptado às normas de segurança impostas neste momento. 

Na sequência do desfile, o projeto realizará a exposição “Renda-se” no Maceió Shopping (durante o período de um mês) com as peças selecionadas e o vídeo do desfile e dos bastidores do projeto.

 

Serviço: 

1ª Mostra de Moda Alagoana

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.projetorendase.com.br (disponível a partir desta sexta) até o dia 18 de agosto

Instagram: @rendasealagoas

Mais informações: 99821-2829 (inscrições)