Um dos maiores paisagistas do Brasil fala de novo projeto no litoral de Alagoas

Publicado em 21 de Agosto de 2020

Benedito Abbud, ao lado de detalhe do Vista Lagoa: tendência cada vez maior de atenção às áreas comuns


CONTEÚDO DE MARCA

 

Com 45 anos de atuação e mais de 6 mil projetos assinados, o paisagista brasileiro Benedito Abbud, um dos mais influentes do Brasil (com obras também na Argentina, Uruguai e Angola), foi testemunha das mais diversas tendências e mudanças nos hábitos de moradia do brasileiro nas últimas quatro décadas.

Em meio à pandemia, que aumentou a venda de loteamentos em todo o Brasil, o arquiteto paisagista mantém o ritmo acelerado de trabalho desenvolvendo alguns dos mais importantes projetos residenciais do país, inclusive aqui em Alagoas.

Após assinar no Estado empreendimentos como o condomínio Laguna, Abbud conduziu recentemente o paisagismo do condomínio Vista Lagoa, localizado na Barra Nova, a 10 minutos do Centro de Maceió.

“Fiquei extremamente feliz em fazer parte de um projeto arrojado que teve a coragem de disponibilizar uma generosa área de lazer e convívio social com foco no bem-estar dos moradores”, diz Abbud, que fala abaixo de como o paisagismo, finalmente, vem conquistando o espaço que merece na sociedade.

Como esse período da pandemia mudará o jeito de morar do brasileiro?

Apesar de não sabermos ainda quais hábitos perdurarão, de fato, no pós-pandemia, podemos detectar algumas tendências que parecem irreversíveis. De maneira geral, por exemplo, aqui em São Paulo e também em outros Estados, como Alagoas, está havendo uma valorização dos loteamentos de alto padrão. Nesse período, boa parte dos executivos e líderes empresariais descobriu que não faz sentido o desgaste e custo de deslocamento para realizar reuniões presenciais que podem ser resolvidas por meio de um encontro remoto. E se essa reunião puder ser realizada em um espaço agradável numa área aberta cercada de verde em casa ou em um espaço aberto no condomínio, melhor ainda. Daí a importância dos espaços abertos não apenas na própria casa, mas de planejar generosas áreas comuns cercadas de verde que os moradores poderão usar para esse trabalho. Nesse momento em que falo com você, estou numa chácara aqui próxima de São Paulo e acabei de ver um tucano em uma árvore. Não à toa, a busca por terrenos aqui vizinhos disparou nesse período. Ou seja: produtividade não tem nada a ver com perda de tempo e recursos em deslocamentos desnecessários. Claro que os encontros presenciais ainda serão importantes, mas cada vez mais pontuais para solução de problemas específicos.

Você já assinou projetos como o do Condomínio Laguna e mais recentemente o Vista Lagoa, na Barra Nova. O que vem mudando no paisagismo nos últimos anos?

Quando me formei em arquitetura, o arquiteto era visto às vezes como o assistente da madame e o paisagista, então, era o assistente do assistente (risos). Felizmente, muita coisa mudou de lá para cá e o paisagismo tem conquistado um papel cada vez mais relevante nos projetos. Prova disso é o próprio Vista Lagoa, que teve a coragem de disponibilizar um espaço generoso de mais de 50 mil metros quadrados para os espaços de lazer e convívio em sintonia com uma tendência cada vez maior de atenção às áreas comuns. Cada metro quadrado da área comum valoriza o metro quadrado de cada lote. Até porque esses espaços, cercados por lagos exclusivos que ajudam também a manter a drenagem do terreno, tornam a experiência de morar muito mais agradável. No paisagismo, temos a oportunidade trabalhar com os todos os sentidos, da visão ao olfato de plantas aromáticas, de árvores frutíferas que atraem pássaros que, por sua vez, criam uma trilha sonora para o ambiente. Na minha visão, o bom paisagismo é aquele que surpreende, que cria uma sensação nova a cada momento. Desde a visão de palmeiras na entrada do condomínio até a percepção de uma planta que floresce quando se senta em um banco. Todas essas experiências e diversidade de sensações em escalas diferentes, da guarita ao espaço para se reunir com os amigos à beira da piscina, precisam ser planejados com muito capricho e fiquei muito feliz em ser convidado para um projeto tão bem cuidado.

Com mais de quatro décadas de carreira, que tendências você percebe no jeito de morar das novas gerações?

São tantas novas gerações que confesso já não saber mais a diferença entre Y ou Z (risos). Mas, de maneira geral, vejo as novas gerações mais preocupadas com a experiência de morar bem, em espaços mais abertos para descansar ou receber os amigos, do que simplesmente ostentar uma área construída repleta, por exemplo, de uso exagerado de mármore. O foco hoje está mais na experiência do que na ostentação. Claro que todos querem mostrar que moram bem, mas muitos preferem uma casa mais compacta e confortável, de manutenção mais prática, com valorização de espaços abertos. E a mudança no acesso a alguns materiais, como o vidro, que era muito caro no passado, também tem ajudado a criar espaços mais amplos que privilegiam também o ingresso de luz natural. Enfim, como disse, acho que há uma tendência de valorizar não apenas o metro quadrado construído da casa, mas os espaços abertos e comuns para caminhar, fazer exercícios e, no caso de vocês aí, tendo o privilégio de ir à beira da lagoa para praticar um esporte náutico num cenário paradisíaco. Acho que, após a pandemia, essa valorização de espaços que favorecem o convívio com a família e amigos será tão ou mais importante do que uma casa enorme cheia de cômodos. Esses espaços criam pausas num mundo em que passamos cada vez mais horas de frente para uma tela. Enfim, projetos que nos ajudam a reconectar com a família, amigos e as coisas que realmente importam na vida.

 

Fachada do Vista Lagoa: palmeiras pontuam a entrada do empreendimento


Exemplo de uma das ruas internas do loteamento: paisagismo tem conquistado papel cada vez mais relevante nos projetos

 

Abbud sobre o Vista Lagoa: "Bom paisagismo é aquele que cria uma sensação nova a cada momento"






 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved