Feriado em Maceió traz o melhor do cinema japonês, chinês e coreano; veja programação completa

Agendaa 5 de dezembro de 2016

Para os amantes do cinema em Maceió, trata-se de uma chance única de assistir em tela grande a um resumo do que há de melhor no cinema asiático contemporâneo.

Entre os dia 08 e 13 de dezembro, com sessões únicas às 20h, o Centro Cultural Arte Pajuçara realiza sua Pequena Mostra do Cinema Asiático com exibição de cinco filmes, sendo três deles do Japão, um chinês e um coreano.

Apesar de “pequena” na quantidade de filmes exibidos, os cinco longas são reconhecidos como grandes obras cinematográficas que colecionaram prêmios e a admiração da crítica e do público em festivais internacionais e no Brasil.

Entre os três japoneses na mostra, por exemplo, dois deles (Nossa Irmã Mais Nova e Depois da Tempestade) são dirigidos pelo premiado diretor Hirokazu Koreeda, conhecido por conseguir transformar elementos do cotidiano em grandes momentos cinematográficas. O outro representante nipônico na mostra é o thriller japonês Creepy, do diretor Kiyoshi Kurosawa, admirado pelo talento com que consegue abordar vários gêneros (do policial à ficção científica) no mesmo filme. Creepy recebeu quatro estrelas (Muito Bom) na crítica do jornal Folha de S. Paulo.

Já o representante da Coréia do Sul é o longa Certo Agora, Errado Antes, dirigido por Sang-Soo Hong, apontado por conseguir transformar um tema banal (o flerte de um rapaz com uma garota) em uma trama inteligente cheia de ironia fina e personalidade. O único representante do cinema Chinês na mostra é o belo “As Montanhas se Separam”, de Zhang-Ke Jia, considerado uma bela narrativa da vida na China em plena ascensão de uma civilização neoliberal.

Veja abaixo resumo e programação completa

 

Serviço

Pequena Mostra do Cinema Asiático

Data e local: entre 8 e 13 de dezembro, Às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara

Ingresso: valor promocional único de R$ 8, vendido uma hora antes do início da sessão.

 

Quinta dia 08/12 – NOSSA IRMÃ MAIS NOVA (Japão)

Direção: Hirozaku Koreeda/ Vencedor do Festival de Yokohama/ Não recomendado para menores de 10 anos

Sachi (Haruka Ayase), Yoshino (Masami Nagasawa) e Chika (Kaho) são irmãs e vivem juntas em uma casa que pertence à família há tempos. Apesar de não verem o pai há 15 anos, elas resolvem ir ao seu enterro. Lá conhecem a adolescente Suzu Asano (Suzu Hirose), sua meia-irmã. Logo as três irmãs convidam Suzu para que more com elas. O convite é aceito e, a partir de então, elas passam a conviver juntas e aprendem os pontos sensíveis relacionados ao pai em comum.

Sexta dia 09/12 – CERTO AGORA, ERRADO ANTES (Coreia do Sul)

Direção: Sang-soo Hong/ Melhor ator e diretor no Festival de Locarno/ Não recomendado para menores de 12 anos

Por engano, Ham Cheon-soo (Jae-yeong Jeong) chega à cidade coreana de Suwon um dia antes do previsto. Para passar o tempo, ele vai até um antigo palácio, onde encontra uma artista chamada Yoon Hee-jeong (Kim Min-Hee). Juntos, eles vão até a loja de Yoon para admirar suas pinturas, comer sushi e se conhecerem. Em seguida, eles vão para um bar encontrar com amigos de Yoon. Ao ser perguntado se é casado, Cheon-soo admite que sim e decepciona a artista.

Sábado dia 10/12 – DEPOIS DA TEMPESTADE (Japão)

Direção: Hirozaku Koreeda/ Melhor Filme- Mostra São Paulo 2016/ Não recomendado para menores de 10 anos

O Japão está prestes a receber o 23º tufão do ano. A matriarca Yoshiko, uma mulher idosa que mora sozinha, recebe a visita de dois filhos que não costumam ir à sua casa: Ryota, um escritor fracassado que ainda sofre com o divórcio e se arrisca fazendo bicos de detetive, e a filha mais velha, que tenta passar por exemplo da família, mas também tem seus problemas. Juntos, eles aguardam a chegada do tufão e relembram a morte recente do pai e marido.

Domingo dia 11/12 – AS MONTANHAS SE SEPARAM (China) – 

Direção: Zhang-ke Jia/ Seleção Oficial – Festival de Cannes/ Não recomendado para menores de 12 anos

Uma história em três partes que se inicia no fim da década de 1990 e acompanha Tao, bela jovem da província de Shanxi que se vê dividida entre dois pretendentes, seus amigos de infância Zhang e Liangzi. Um é herdeiro de um posto de gasolina, enquanto o outro trabalha em uma mina de carvão, e as consequências da decisão da mulher reverberam em 2014 e 2025.

Terça dia 13/12 – CREEPY (Japão) – 

Direção: Kyoshi Kurosawa/ Melhor Realizador – Festival de Cannes 2015/ Não recomendado para menores de 14 anos

Takakura (Hidetoshi Nishijima) é um ex-detetive. Chamado por um antigo colega, Nogami (Masahiro Higashide), ele passa a investigar o caso de uma família desaparecida há seis anos. Takakura acompanha as memórias de Saki (Haruna Kawaguchi), a única sobrevivente da família. Enquanto isso, o detetive e sua esposa recentemente se mudaram. Seu novo vizinho, Nishino (Teruyuki Kagawa), tem uma mulher doente e uma filha adolescente, Mio. Porém, um dia, Mio confessa a Takakura que o homem não é o seu pai e que ela não o conhece. 

_galeria_aqui_