PREFEITURA
Alagoas, Segunda, 21 de Maio de 2018
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Um dos mais polêmicos (e esperados) documentários brasileiros estreia nesta quarta no Arte Pajuçara

Publicado em 16 de Maio de 2018

Como o processo que culminou no impeachment de Dilma será visto daqui a 25 anos?

Independentemente de correntes políticas ou partidárias, é provável que uma das fontes cinematográficas mais importantes desse período será o filme O Processo, da cineasta Maria Augusta Ramos, que estreia às 19h nesta quarta (16) no Arte Pajuçara.

Reconhecida por outros documentários premiados como Justiça (2004) e Juizo (2008), que tentam compreender o Brasil por meio do Judiciário (ou do que ela chama “teatro da Justiça”), a cineasta decidiu, em 2016, ir a Brasília para documentar o processo que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Roussef.

Com um monumental trabalho de edição (assinado por Karen Akerman) que resumiu mais de 450 horas de filmagens em 137 minutos de documentário, o filme foi premiado em festivais internacionais (3º lugar de público em Berli, e 1º no Festival de Naim, Suiça, e no Festival Indie, em Lisvoa) - e também foi elogiado por parte da crítica pelo esforço da cineasta em tentar compreender não apenas os argumentos dos que lutaram contra o impeachment, mas também daqueles que lutaram pelo impedimento de Dilma.

Será que ela conseguiu transcender a polarização política?

Quem tiver dúvidas sobre o resultado, poderá conferir o filme nesta quarta que será seguido de um debate com a participação do historiador Geraldo Majella e do jornalista Rodrigo Cavalcante, editor do AGENDA A – e será antecedido por uma performance do grupo Ozinformais, com um trecho de “Se Tubarões fossem Homens”.

 

Serviço

Pré-estreia do documentário O Processo

Data e local: quarta-feira (16), às 19h, no Arte Pajuçara,.

Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

19h – Performance Ozinformais e trecho de “Se Tubarões fossem Homens”

19h15 – Exibição do filme

21h35 – Debate com o jornalista Rodrigo Cavalcante e com o historiador e escritor Geraldo Majella Marques.


OCULUM

Mais lidas

 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved