Cinemas extintos de bairro em Maceió ganham novos logos em homenagem de designer alagoano

Agendaa 31 de janeiro de 2019

Quem tem mais de 40 anos e chegou a viver numa era pré-cinemas de shopping, há de se lembrar, ao menos de nome, de cinemas de bairros extintos em Maceió como o São Luiz (Centro), o Cine Plaza (Poço), o Ideal (Levada), o Lux (Ponta Grossa) e talvez do CineRex (na Pajuçara).

Décadas antes destes, contudo, Maceió já contava em meados do século passado com outras casas famosas como Cine Delícia (na Rua do Sol), Cine Theatro Floriano Peixoto (depois CineArte, na Rua do Comércio) e Cine Theatro Polytheama (Praça Sinimbu), entre outros.

Apesar de extintos, esses cinemas antigos acabam de ganhar novos logos por meio do trabalho “Luz, Câmera, Alagoas” do webdesigner alagoano Tom Carvalho, apaixonado por história de Maceió, que já realizou trabalhos de resgate de cores de fotos antigas da cidade além de releituras de logos para os bairros da capital.

“Foi exatamente durante o trabalho de colorir fotos antigas de Maceió que dei início à pesquisa visual sobre os antigos cinemas de bairro da cidade”, diz Tom Carvalho que, aos 35 anos, só chegou a ver uma sessão no extinto São Luiz. “Foi numa matinê para assistir um filme dos Cavaleiros do Zodíaco”, diz o designer.

Que a homenagem desperte, quem sabe, o resgate não apenas dos cinemas já extintos, mas a valorização de sobreviventes, como o Arte Pajuçara, para que não corra mais rico de entrar em extinção.  

Veja releituras de logos e mais imagens do trabalho abaixo ou na página de Facebook do designer aqui: