Filme inglês que ataca fragilidade do trabalho em “tempos de Uber” estreia no Arte Pajuçara

Agendaa 27 de fevereiro de 2020

Aos 83 anos, o diretor inglês Ken Loach continua afiado ao produzir um cinema naturalista que tem como eixo o drama de pessoas comuns atropeladas por um mundo em que o trabalho é cada vez mais raro, frágil e inseguro.
Esse é o caso do seu novo filme Você Não Estava Aqui, que estreia nesta quinta no Arte Pajuçara (veja horários abaixo), um verdadeiro alerta sobre a “uberização” do trabalho.
O filme narra a vida de Ricky Turner (interpretado por Kris Hitchen) casado, dois filhos, que já fez de tudo na construção civil até que a crise de 2008 arrastou para o baixo o padrão de vida da família. Sem perspectivas, Rick é atraído a investir os parcos recursos da família na compra de uma van para poder prestar serviços em uma grande empresa de entregas.
Prestar serviços como autônomo, claro, não como contratado, seguindo a tendência de milhões de desempregados (no Brasil, cerca de 40% dos trabalhadores estão na informalidade) por meio de aplicativos que controlam a produtividade de seus prestadores, mas não garantem nenhum direito diante de qualquer imprevisto ou fatalidade.
Assim como o belo filme Eu, Daniel Blake, em que Loach narrou a vida de um carpinteiro sessentão que não consegue receber auxílio saúde, seu novo filme Você Não Estava Aqui consegue aliar cinema de primeira qualidade com um olhar social agudo, sem precisar, em nenhum momento, apelar para causas panfletárias.
Até porque, como bem sabe o premiado cineasta inglês, a realidade é um ótimo lugar para se encontrar grandes histórias.
 

Você Não Estava Aqui
Centro Cultural Arte Pajuçara
Sessões  
Quinta (27/02) – 20h20
Sexta (28)- 18h30
Sábado (29) – 20h20
Domingo (01/03) – 18h30
Terça (3) – 20h20
quarta (4) – 20h20