Jazz Panorama: confira 10 momentos da série que mudou a cena da música instrumental em AL

Publicado em 04 de Jul de 2020

Por mais que as “lives” tenham atenuado a ausência de shows nesse período, nada supera a experiência de ouvir grandes nomes da música instrumental do Brasil e de Alagoas tocando de frente para o público -- ainda mais em um palco intimista como o do Teatro de Arena, sede da série de shows Jazz Panorama Ao Vivo, evento que mudou o cenário (e o acesso) à música instrumental de qualidade em Alagoas.   

Inspirada no programa de rádio Jazz Panorama, criado por Juan Maurer (que também faz comentários nos shows), a série atraiu um público fiel em Alagoas com uma fórmula certeira que une grandes convidados da música do país e de Alagoas tocando ao lado da banda Clube do Jazz de Maceió, liderada pelo contrabaixista Felix Baigon, responsável pela programação e produção em parceria com o publicitário Leo Villanova (na foto ao lado). 

Enquanto a série de shows não retorna,  AGENDA A (que apoia o evento)  pediu a Leo Villanova uma seleção de 10 grandes momentos do evento registradas em vídeo.

Assista, ouça com atenção e… desfrute:

1 - A Child is Born - Billy Magno e Clube do Jazz

Composta por Thad Jones, em 1969, a música “A Child is Born” é interpretada aqui pelo clarinete de Billy Magno, convidado especial desta edição, ao lado do Clube do Jazz Maceió, tendo, no contrabaixo, Felix Baigon, no teclado, Jiuliano Gomes e, na bateria, Allysson Paz.

2) My Favourite Things - Irina Costa, Almir Medeiros e Clube do Jazz

Apesar de ter sido originalmente composta pela dupla Richard Rodgers e Oscar Hammerstein para o musical da Broadway  “The Sound of Music”, de 1959 (que ganhou o mundo na voz de Julie Andrews na adaptação ao cinema de 1965 com o título brasileiro “A Noviça Rebelde), os fãs de jazz clássico também a conhecem pela versão instrumental consagrada por John Coltrane em seu álbum também batizado de ´My Favourite Things´, de 1960. Nessa edição especial do Jazz Panorama ao Vivo que comemorou o International Jazz Day em 2019, a cantora Irina Costa encantou a todos com a sua versão da canção acompanhada de Almir Medeiros, no sax soprano, Felix Baigon, no contrabaixo, Jiuliano Gomes no piano e Allysson Paz, na bateria.

3)  Have You Heard? - Clube do Jazz Maceió

O Jazz Panorama ao Vivo contempla várias vertentes do gênero. No vídeo acima, é possível conferir umas das peças mais conhecidas do chamado Jazz Fusion - “Have You Heard?", composta pelo guitarrista norte-americano Pat Metheny para seu álbum ´Letter From Home´, de 1989. Nesta versão, a música é apresentada por Almir Medeiros no sax, Toni Augusto na guitarra, Luizinho Assis no piano, Felix Baigon no contrabaixo e Allysson Paz na Bateria.

4) Brooklyn High - Nelson Faria e Clube do Jazz Maceió

A programação ao vivo do Jazz Panorama é a grande oportunidade do público alagoano ter contato com grandes nomes da música instrumental do Brasil. Aqui, temos a participação especial do guitarrista Nelson Faria, consagrado internacionalmente, tocando uma de suas composições, ´Brooklyn High´, na companhia do Clube do Jazz Maceió - com Felix Baigon no contrabaixo, Beto Ferreira no trumpete, Rony Ferreira no trombone, Jailson Britto no sax, Jiuliano Gomes no teclado e Allysson Paz na bateria.

5) Choro Negro - Joatan Nascimento e Clube do Jazz Maceió

A composição de Paulinho da Viola ganha uma bela versão jazzística pelo grande trompetista alagoano radicado na Bahia Joatan Nascimento, acompanhado pelo Clube do Jazz Maceió, com Felix Baigon no contrabaixo, Luizinho Assis no piano e Allysson Paz na bateria.

6) Take Five - Billy Magno e Clube do Jazz Maceió

 

Além dos convidados especiais, o Jazz Panorama ao Vivo contou com edições temáticas, como a comemorativa dos 60 anos do álbum ´Time Out´, de Dave Brubeck. `Take Five´ é a música mais conhecida desse disco e um dos temas de jazz mais populares de todos os tempos. Aqui, a versão do Clube do Jazz em performance ao vivo, Billy Magno no teclado, Jailson Britto no sax, Felix Baigon no contrabaixo e Allysson Paz na bateria.

7) Água de Beber - Larissa Gleiss e Clube do Jazz 

A Bossa Nova também esteve no repertório do Jazz Panorama ao Vivo em performances como a da  cantora alagoana Larissa Gleiss.  interpretando, com timbre e desenvoltura únicos,  a clássica canção de Tom e Vinícius acompanhada do Clube do Jazz Maceió.

8) Footprints - Kiko Freitas

Mais um convidado especial que brilhou no palco do Jazz Panorama ao Vivo: o baterista Kiko Freitas, eleito o melhor do mundo em 2019 pela crítica especializada. Aqui, Freitas toca um tema do saxofonista norte-americano Wayne Shorter - "Footprints", composta originalmente em 1967 para o álbum "Adam´s Apple", com a companhia do Clube do Jazz Maceió, com Felix Baigon no contrabaixo, Jaílson Britto no sax, Jiuliano Gomes no teclado e Jadson Lima na guitarra.

9) Lamento Sertanejo - Fernando Nunes Trio

O regional se torna universal vestido de jazz nesta versão do baixista alagoano Fernando Nunes para a música "Lamento Sertanejo", de Dominguinhos. Nunes foi convidado especial desta edição e trouxe ao palco seu trio formado por ele, o guitarrista Toni Augusto e o baterista Igor Galindo.

10) Nardis - Clube do Jazz Maceió

Tema composto por Miles Davis em 1958 para o saxofonista de sua banda, Cannoball Adderley, que gravou a música em seu álbum solo chamado "Portrait of Cannoball". Apresentada aqui pelo Clube do Jazz Maceió com Jailson Britto no sax, Felix Baigon no contrabaixo, Jiuliano Gomes no teclado e Allysson Paz na bateria.



 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved