Imagens raras do Rio S. Francisco em viagem imperial são divulgadas em portal; veja aqui

Agendaa 22 de setembro de 2015

São 40 imagens raras clicadas entre 1868 e 1869 que documentam a viagem da comitiva Real com o Duque de Saxe (Dom Luis Augusto de Saxe Coburgo e Gotha, genro do imperador Dom Pedro II) pelo interior do Brasil, inclusive na fronteira de Alagoas, disponibilizadas recentemente pelo Portal Brasiliana Fotográfica – que reúne os acervos do Instituto Moreira Salles e da Biblioteca Nacional.

As fotos, da autoria do fotógrafo alemão Augusto Riedel, registram vistas do Rio São Francisco (entre as imagens é possível ver, por exemplo, a cachoeira Paulo Afonso – na divisa entre os Estados de Alagoas e Bahia -, e o Porto de Piranhas, na divisa entre Alagoas e Sergipe), além de cidades do interior de Minas Gerais .

De acordo com a Fundação, o itinerário da excursão sugere um grande interesse do grupo em geologia e em assuntos relativos à mineração. Ainda de acordo com a instituição, esse álbum é considerado atualmente um dos trabalhos clássicos da documentação fotográfica do século XIX – e deve ser um dos registros fotográficos mais antigos dessas regiões.

Entre os registros de Riedel em Alagoas é possível ver, por exemplo, uma placa de bronze fincada pelo presidente da província – à época o político paulista José Bento da Cunha Figueiredo Junior – na cachoeira Paulo Afonso, em 1869, como forma de memorial à visita do Imperador D Pedro II naquelas terras dez anos antes, quando esteve em Maceió inaugurando a Catedral.

Veja o álbum completo aqui.  

_galeria_aqui_