Alagoano é indicado técnico da seleção brasileira na Olimpíada Internacional de Matemática

Publicado em 14 de Jun de 2017

Assim como os convocados para a seleção brasileira de futebol, a escalação foi anunciada para todo o Brasil.

Nesta quarta (13), foram apresentados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) os seis jovens brasileiros integrantes da delegação que representará o país na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês), a ser realizada pela primeira vez no Brasil, entre 17 e 23 de julho, no Rio de Janeiro.

Apesar de a região Nordeste ter sido destaque com 3 estudantes na delegação (sendo os outros dois de São Paulo e um de Minas Gerais), Alagoas não conta com nenhum aluno na disputa.

Em compensação, o escolhido como técnico (líder) da delegação foi o professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática da Ufal, também conhecido no país por ter sido integrante de uma equipe de pesquisa que levou ano passado o maior prêmio científico da França, o Grand Prix Scientifique Louis D, criado para projetos de vanguarda da pesquisa científica.

“Nos 37 anos que o Brasil participa dessa competição, Alagoas nunca teve um aluno na seleção, isso precisa mudar”, diz Krerley, que faz parte de uma rede de professores no Estado engajados em incentivar a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Para conhecer um pouco mais do perfil dos alunos selecionados este ano, veja matéria veiculada no Jornal Hoje aqui.


Mais lidas

 

  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved