GOVERNO
Alagoas, Quinta, 21 de Jun de 2018
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Há 60 anos, dois alagoanos ajudavam o Brasil a vencer a Áustria por 3 x 0 na estreia da Copa

Publicado em 10 de Jun de 2018

por Rodrigo Cavalcante

Neste domingo, 10 de junho, o Brasil venceu a Áustria por 3 x 0 no último amistoso antes da Copa da Rússia que abre na próximo dia 14 .

E foi também em um domingo, há 60 anos, no dia 8 de junho de 1958, que a seleção brasileira venceu a Áustria por 3 X 0 na primeira partida da seleção na Copa da Suécia, a primeira conquistada pelo Brasil.

Naquele domingo, dois alagoanos entraram em campo como titulares na partida contra a Áustria: o ponta-esquerda Mario Jorge Lobo Zagallo, com então 26 anos,  e o meia Edvaldo Alves de Santa Rosa, o Dida, que iniciou sua carreira no CSA e aquela altura já brilhava como um dos maiores craques do Flamengo - onde faria 257 gols em 367 jogos, marca só superada por Zico que marcou 509 gols em 732 partidas pelo rubro-negro.

Na seleção brasileira, contudo, o destino dos dois alagoanos não seria o mesmo.

Enquanto Zagallo manteve-se como titular até o final da Copa de 1958, foi bicampeão como jogador em 1962, tricampeão, como técnico, em 1970 - e tetracampeão como assistente técnico do Parreira, em 1994 -, Dida, após uma contusão no peito do pé durante o treino no início daquela copa, não jogaria tão bem e perderia, definitivamente, espaço como titular para um jovem em ascensão de 17 anos mundialmente famoso desde então: Edson Arantes do Nascimento, o futuro “Rei Pelé”, que também daria nome ao maior estádio de Alagoas na mesma Maceió em que Dida nasceu.

Enquanto Zagallo, aos 86 anos, continua merecidamente reconhecido como um dos maiores nomes do futebol brasileiro, Dida, que faleceu no Rio de Janeiro em 17 de setembro de 2002, aos 68 anos (e chegou a ter seus restos mortais na iminência de serem retirados da sepultura do Cemitério de São João Batista, em 2004, por falta de pagamento), bem que merecia ter seu nome mais lembrado pelo Brasil e pelos alagoanos neste ano de Copa - em que outro maceioense, Roberto Firmino, também poderá deixar sua marca na história do futebol mundial.

Veja gols e fotos da vitória do Brasil contra a Àustria por 3 X 0 no vídeo abaixo (narrado em inglês).



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved