Alagoano que jogou em cidade russa onde seleção enfrenta Bélgica fala como foi parar em hospício

Agendaa 5 de julho de 2018

Ele nasceu em Atalaia, Alagoas, mas terminou jogando a mais de 10.500 quilômetros de distância de Alagoas em Kazan, na Rússia, mesma cidade em que o Brasil enfrenta a Bélgica nesta sexta.

Aloísio José da Silva, o “Aloísio Chulapa” que começou sua carreira no CRB, teve passagens pelo Flamengo, Guarani, Goiás, Atlético Paranaense e São Paulo (onde ficou famoso por ter dado assistência para o gol de Mineiro na grande final do Mundial de Interclubes contra o Liverpool em 2005), também teve uma carreira internacional com passagens pela França e pelo time Rubin Kazan, na Rússia, dona do estádio onde o Brasil joga às 15 horas desta sexta.

Ao menos segundo Aloísio Chulapa, contudo, a recepção no país não foi nada boa. Em depoimentos a canais de TV e à matéria do UOL nesta quinta, sobre jogadores brasileiros que desbravaram o futebol na Rússia, o alagoano contou que, em vez de dormir a primeira noite em um hotel da cidade, terminou dormindo em um hospício.

“Eu não tinha tradutor no aeroporto, e então me levaram para um lugar que eu jurava ser um hotel. Andei, andei, não chegava o quarto, mas arranjei um lugar. Fui na recepção e vi um povo todo de branco, não entendi nada. A cama era pequena, estranha, comecei a ouvir uns gritos. No dia seguinte, o tradutor chegou. Chamei ele e disse que não estava entendendo. Pronto, ele começou a rir de mim e disse que eu estava em um hospício. Eu fiquei maluco. Já queria ir embora da Rússia. Mas depois me arranjaram um apartamento”, recordou Aloísio em matéria do portal.

Chulapa, contudo, contou ao menos um ponto positivo de sua estadia na Rússia: a possibilidade de gelar sua cerveja (ou “Danone”, como ele prefere falar) sem precisar de freezer na varanda de casa. “Cheguei a pegar 17 graus negativos em Kazan. Complicado mesmo. Mas era uma maravilha para o ‘danone’. Eu abria a porta, colocava a cerveja na varanda e em cinco minutos já estava daquele jeito, geladinha. Coisa linda mesmo”, disse.

Veja matéria completa no UOL sobre jogadores brasileiros que jogaram na Rússia aqui.