Alagoas, Domingo, 15 de Setembro de 2019
  • Enviar e-mail
  • Facebook

Pesquisadora da Ufal ganha prêmio “Para Mulheres na Ciência” da L´Oréal e Unesco

Publicado em 14 de Agosto de 2019

A bióloga e professora Patrícia de Medeiros, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal, foi anunciada nesta terça (14) como uma das 7 vencedoras em todo o país da 14ª edição do prêmio Para Mulheres na Ciência, uma iniciativa da L´Oréal Brasil em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Patrícia foi uma das vencedoras na categoria “Ciências da Vida” por seu projeto de pesquisa em etnobotânica (ramo da Botânica que estuda o uso das plantas em diversos povos e culturas) centrada em como os agricultores do Nordeste podem ajudar a difundir o consumo de Plantas Alimentícias Não Convencionais, as “PANCs”.

 “Em tempos de ameaça de cortes de investimentos em pesquisa, o prêmio é um incentivo importantíssimo para que possamos dar seguimento ao projeto”, diz Patrícia, que receberá pelo prêmio uma bolsa auxílio no valor de R$ 50 mil para desenvolver seu projeto de pesquisa no uso dessas plantas em assentamentos na cidade de Piaçabuçu, no Litoral Sul.

No site da premiação, o trabalho de Patrícia foi reconhecido por ajudar pequenos agricultores a identificar, divulgar e comercializar plantas alimentícias não convencionais, aumentando a segurança da produção, uma vez que essas plantas são mais adaptadas aos seus ambientes - além de reduzir a necessidade de agrotóxicos e fertilizantes.

Veja vídeo abaixo com o depoimento sobre o trabalho de todas as sete vencedoras, inclusive da pesquisadora da Ufal.



  • Ideias
  • Agenda A ideias é um espaço plural discussão de temas comprometidos com a melhoria do ambiente de negócios e da qualidade de vida dos alagoanos.

  •  
  • Turismo
  • Vídeos

© AGENDA A 2013. All rights reserved