Primeira mulher alagoana a dirigir um longa-metragem tem roteiro selecionado por fundo holandês

Agendaa 21 de novembro de 2019

Ela não apenas será a primeira mulher alagoana a dirigir um filme de longa-metragem (seu projeto foi aprovado no edital de cinema da Prefeitura de Maceió e Ancine), como teve o primeiro roteiro de um cineasta do Estado selecionado pelo Hubert Bals Fund, um dos cinco mais importantes fundos voltados para o desenvolvimento de roteiros cinematográficos do mundo, criado há mais de 30 anos em Roterdam, na Holanda.

A alagoana Laís Santos Araújo teve o roteiro do filme “Marina” como o único brasileiro selecionado este ano entre os nove escolhidos na categoria “HBF Bright Future Selection (Seleção HBF Futuro Brilhante), ao lado de projetos de países como Alemanha, Holanda, Egito, França, Argentina, Vietnã, Colômbia, entre outros. Cada projeto escolhido receberá uma subvenção de 9000 euros para desenvolvimento do projeto. “Mais do que o apoio financeiro, acredito que o aporte do Hubert Bals Fund é também uma forma de chamarmos atenção para toda a produção audiovisual em Alagoas”, diz Laís, formada em jornalismo pela UFPE que estreou no cinema com o curta Cidade Líquida, obra de conclusão de curso, que já foi exibida na Mostra Sururu de Cinema. 

O roteiro de “Marina”, que será dirigido por Laís em parceria com o pernambucano Pethrus Tibúrcio, narra a vida de uma jovem de classe média em Maceió que se prepara para a festa de debutante em meio a uma série de acontecimentos violentos na cidade. A cineasta espera iniciar a rodagem do filme em 2021 com previsão de locações não apenas em bairros como Ponta Verde e Pajuçara, como na Praia da Avenida, Vergel e orla lagunar. “Queremos que o filme mostre uma versão mais estendida de Maceió”, diz a cineasta.